Nota de Falecimento – Jilton Moraes
O Grupo Hinologia Cristã (www.hinologia.org) expressa profundo pesar pelo falecimento do Pr. Jilton Moraes de Castro, ocorrido em 14/12/2024. Nascido em 21 de abril de 1946, na cidade de Maceió/AL, Jilton Moraes deixa um legado inestimável para a teologia, a educação cristã e a música sacra.
Formado como Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) em 1971, continuou sua jornada acadêmica com o Mestrado (1983) e o Doutorado (1993) pela mesma instituição. Em 2013, recebeu o título de Notório Saber em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Atuou como professor em diversas disciplinas relacionadas à Teologia Pastoral, com destaque para Homilética, Teologia e Prática da Pregação e Aconselhamento Pastoral.
Jilton Moraes foi também um escritor prolífico, autor de mais de quinze livros, nove dos quais dedicados à Homilética (Pregacão). Seu livro Homilética, da pesquisa ao púlpito é utilizado como referência em diversas instituições e foi publicado também em espanhol.
No Hinário para o Culto Cristão (HCC), além de ser da Comissão de 1991, ele contribuiu com 9 hinos, sendo eles os números 69, 76, 212, 241, 308, 443, 609, 442 e 246. O 246 foi em parceria com Dr. Werner Kaschel.
Com talento singular, destacou-se também como poeta e hinista, contribuindo com letras de hinos cantados em igrejas no Brasil e no exterior, com traduções publicadas em espanhol e inglês nos Estados Unidos.
Ó Senhor, vem me dirigir
Letra: Jilton Moraes, 1988
Música: Ralph Manuel, 1988
Quero buscar e pedir ao Senhor
Do seu Espírito e seu amor;
E na palavra vou refletir,
Pois suas ordens eu quero cumprir.
Coro:
Ó Senhor, vem me dirigir!
Com fervor quero te seguir.
Para hoje e sempre te honrar
E teu amor ao mundo mostrar.
Quero louvar e ouvir o Senhor,
O seu Espírito libertador,
Todo pecado já confessar,
Tudo que tenho lhe dedicar.
Quero falar e seguir ao Senhor,
Ao seu Espírito Consolador;
No seu trabalho vou investir,
E só a ele amar e servir.
Sua vida foi marcada pela experiência pastoral, liderança em igrejas locais e serviço na capelania de Instituições de Ensino Superior.
Em sua jornada, Jilton Moraes de Castro dedicou-se à edificação da igreja, à formação de gerações de pregadores e à propagação da música sacra, deixando marcas que serão lembradas por muitos anos.
Que o legado de sua vida inspire a continuidade do compromisso com a Palavra de Deus, a boa pregação e a adoração ao Senhor.
“Bem-aventurados os mortos que morrem no Senhor” (Apocalipse 14:13).
Nossos sentimentos à família, amigos e a toda a comunidade de fé.
Hinologia Cristã – Cantos da Fé Cristã