Zuinglio Faustini (1937-1999)
Zuínglio Faustini (1937-1999)
Zuinglio Martinho Faustini nasceu no meio evangélico (04/07/1937) e de uma família de músicos de Igreja. Com talento precoce, desenvolveu estudos de violoncelo, flautas barrocas e mais tarde fixou-se no canto, com um dom esplendoroso, que encantava plateias nas Igrejas e Salas de Concerto pelo mundo afora. Muitas são as pessoas que se entregaram a Cristo tocadas pelas mensagens de louvor e adoração interpretadas pelo excelente baixo, cujo mote de vida era “Cantarei ao Senhor, enquanto viver!”.
Zuinglio foi reconhecido pela crítica especializada como um dos grandes cantores brasileiros de sua geração. Sua formação profissional nesse campo iniciou-se em São Paulo, com Magdalena Lébeis. Posteriormente, estudou na Europa, formando-se na École Normale de Musique de Paris, com Pierre Bernac, obtendo a “Licence de Concert” e aperfeiçoou-se com Paul Schilhawsky do Mozarteum, de Salzburgo. Conquistou, dentre outros, o primeiro prêmio do Concurso Internacional de Canto de Paris e, desde então, apresentou-se com regularidade nas principais salas de concertos e teatros brasileiros, seja em recitais, seja em concertos ou temporadas líricas, acompanhado pelas grandes orquestras brasileiras, soba regência de Eleazar de Carvalho, Isaac Karabchewsky, Alceu Becchino, Diogo Pachego, no Brasil, e Karl Richter, Phillippe Caillard, Bruckner Ruggeberg, George Fisher, Stewart Bedford, Romando Gandolfi entre outros, em apresentações internacionais. Por várias ocasiões esteve na Europa, África e países da América Latina, sendo muito aclamado.
Durante muitos anos foi regente do Coro da Igreja Presbiteriana Jardim das Oliveiras em São Paulo, que pela sua atuação tornou-se um dos mais notáveis conjuntos do gênero no país. Mais tarde, tendo se radicado no Rio de Janeiro, assumiu a regência do Coro da Igreja Presbiteriana da Gávea. Foi também regente do Coro do Teatro Municipal de São Paulo e do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Coral Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Regente: Zuinglio Faustini. Local: Teatro Procópio Ferreira em fase de construção
Zuinglio também se dedicou às atividades didáticas, tendo sido por longos anos, professor de Canto e matérias afins na Universidade de Brasília. Alguns de seus alunos já demonstraram seus valores no panorama artístico brasileiro, vencendo concursos de canto, realizando recitais e concertos, ou como professores, difundindo essa arte. Sempre que podia, colaborava na realização dos Seminários de Música e Adoração, da Sociedade Evangélica de Música Sacra (SOEMUS), ministrando aulas de Técnica Vocal para regentes e participaram dos eventos com a presença de Zuinglio, guardam dele grata memória pela alegria, pelos exemplos engraçados e inesquecíveis, pela irreverência com as dificuldades e falecimento, era professor da Escola de Música da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde trabalhava no que mais gostava, estar em contato com a juventude…

Coral Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Regente Zuinglio Faustini
Zuinglio nunca se preocupou com gravações. Gostava da presença do público, do aplauso e do contato após suas apresentações. Poucos registros fonográficos existem de seu trabalho. Na música erudita, um único CD, com duas óperas para crianças, e vários LPs com obras clássicas. Na música evangélica, quase nada. Estes fonogramas são uma parte insignificante do que poderia ter sido um manancial de fé e inspiração. São gravações precárias, feitas ao vivo, com equipamentos inadequados, e grande parte do material durante as introduções e intermezzos, e há até a presença de crianças no público produzindo nos arquivos de extinto CAVE – Centro Áudio-Visual Evangélico, graças à indicação do solitário restaurador – Walter Barthman – guarda com imenso carinho os materiais que o CAVE acumulou e planejava lançar fora após a sua extinção. Graças a Walter, os materiais estão identificados, classificados, primorosamente armazenados e à disposição dos musicólogos, músicos, cantores e instrumentistas, que tenham interesse em preservar a memória da música evangélica de muitas gerações.
Lembremo-nos de Zuinglio pelos exemplos que praticava, pela fé inabalável, pelas lições de arte com humildade, sempre numa atitude reverente.
Zuinglio Faustini faleceu em 26/02/1999.
Comentários de Cezar de Aguiar e Miron Cormes Gomes
Mensagem de João Wilson Faustini em 10 de janeiro de 2015:
Mais um irmão: Zuinglio Martinho Faustini, que era basso cantante, de linda voz. Estudou canto comigo, depois com Madalena Lebeis. Ganhou prêmios e bolsa de estudos na França, e apresentou-se no Brasil, França, Estados Unidos em muitos oratórios e Operas. Foi regente do coral Jardim das Oliveiras, em São Paulo, e muito nos ajudou em nossas publicações corais e seminários de música. Deixou-nos muito cedo e agora certamente está louvando ao Senhor junto com os anjos!
Compilação: Robson Santos
© 2023 de Hinologia Cristã – Usado com permissão
- Coral Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Regente: Zuinglio Faustini. Local: Teatro Procópio Ferreira em fase de construção
- Zuinglio, Alessandra e Flávia Faustini, década de 1980, Rio de Janeiro
- Coral Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Regente Zuinglio Faustini
- Zuinglio Martinho Faustini
- Coral Acadêmico XI de Agosto da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Regente Zuinglio Faustini. Local Teatro Procópio Ferreira em fase de construção II
- Família Faustini