Rute Salviano
Rute Salviano Almeida nasceu em 22/08/1953 na Cidade de Belo Jardim/PE em um lar evangélico batista. Seu pai, Sebastião Pessoa Salviano, foi expulso de casa ao aceitar o evangelho, aos dezoito anos. Mas, graças a Deus, toda sua família tornou-se evangélica. Seus pais mudaram-se para São Paulo em 1954.
Desde pequena, Rute sempre gostou muito de trabalhar na igreja e aos treze anos já era professora da EBD, tendo posteriormente ocupado diversos cargos. É licenciada em Estudos Sociais, bacharel em Teologia, com especialização em Educação Cristã, pós-graduada em História do Cristianismo e mestre em Teologia, com concentração em História da Igreja. Lecionou, por dezoito anos na Faculdade Teológica Batista de Campinas, as matérias: História dos Batistas, História do Cristianismo, Geografia Bíblica (tendo o privilégio de suceder ao grande professor Oswaldo Ronis), Didática de Ensino, Metodologia da Pesquisa, Religiões Mundiais, Movimentos religiosos modernos etc.
Escreveu as revistas “Celebrando o centenário” (2007), sobre os cem anos da Primeira Igreja Batista de Campinas e “Celebrando o passado, desafiados pelo futuro” (2010), sobre os oitenta anos da Igreja Batista do Cambuí.
Atualmente, dedica-se a escrever livros e a lecionar na EBD da Igreja Batista do Cambuí, em Campinas. Seus livros já publicados são: “Uma voz feminina na Reforma” (Hagnos: 2010) e “Uma voz feminina calada pela Inquisição” (Hagnos: 2012) e Vozes femininas no início do protestantismo brasileiro (Hagnos: 2014), ganhador do Prêmio Areté 2015, na categoria História da Igreja. Tem também poesias publicadas pela Editora Litteris.
Seu mais novo livro é o “Vozes femininas no início do Cristianismo” (2017).
Seu maior desejo é que a história das mulheres seja mais conhecida no meio evangélico para que outras cristãs se motivem a continuar servindo a Deus com seus ministérios, entendendo que seu galardão está nos céus.
É esposa de João Ubiratan Carvalho Almeida e seus filhos são: Meirélen, Meison e Marlon.
Fonte: A Colaboradora