Ricardo Russo
Ricardo Bueno de Mello Russo nasceu em 02/10/1979 em São Paulo/SP e residiu em Atibaia/SP por vários anos. É formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, sendo bacharel nas modalidades Piano Erudito (2000) e Regência Coral (2005). Estudou com a pianista Fúlvia Escobar e com os maestros Dr. Carlos Fiorini e Dr. Eduardo Ostergreen, recebeu também orientação da pianista Vera Astrachan em São Paulo.
Fez estágio com o maestro Hector Guzman em Dallas, Texas (EUA) e foi solista do 2° concerto para piano e orquestra de Dmitri Shostakovich junto à Orquestra Sinfônica da UNICAMP. Apresentou-se em recitais em Campinas, Atibaia, São Paulo, Marília, Salvador e Dallas. Estudou canto lírico com as professoras Gledys Pierre e Marta Dalila Mauler, recebendo também orientação da cantora lírica Céline Imbert e do tenor Paulo Mandarino. Foi participante ativo nas masterclasses de Juan Quintana (2013) e Xenia Meijer (2014) na EMESP. Desde 2006 apresenta-se como tenor solista, atuando em concertos e recitais, junto a corais e grupos vocais em Atibaia, Campinas e São Paulo.
Desde 2006 se apresenta como tenor solista, atuando em concertos e recitais junto a conjuntos instrumentais e coros como Coral Cultura Inglesa, Camerata Solistas Paulistas e Coral Evangélico de São Paulo. Apresentou-se na Sala São Paulo sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, com quem estudou regência em 2021. Atualmente estuda regência com o maestro William Coelho.
É licenciado em teologia e atuou em várias igrejas, tendo sido ministro de música nas igrejas Batista do Brooklin, Batista de Vila Mariana, Batista Canaã e Central Evangélica Armênia de São Paulo. Tem profunda relação com o repertório sacro, abrangendo diversos períodos e idiomas. Participou em edições do Festival de Música Sacra de São Paulo na Catedral Evangélica de São Paulo por seguidos anos como regente, cantor (corista e solista) e pianista. Atuou em diversas escolas, entre elas o Instituto SoArte, onde lecionou por 8 anos e regeu o Coro Educacional e o Madrigal SoArte. É arranjador coral e instrumental, professor de piano e canto. Foi professor de piano na Igreja Batista da Liberdade, tendo também dado aulas de canto e ter feito preparação vocal nas igrejas Presbiteriana de Pinheiros, Presbiteriana da Casa Verde, Presbiteriana Independente Vida Nova e, atualmente, na Metodista Livre de Pinheiros. Desde 2019 é maestro titular da Igreja Presbiteriana do Jardim das Oliveiras, onde é regente do Coro do Jardim das Oliveiras, secretário executivo do Núcleo de Concertos e integrante do Ministério Soli Deo Gloria.
Fonte: O Colaborador