Nota de Falecimento – Flávio Irala

Flávio Irala

É com profundo pesar que a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) e a Diocese Anglicana de São Paulo comunicam o falecimento do Bispo Emérito, revmo. Flávio Augusto Borges Irala, ocorrido em 9 de janeiro de 2025.

Nascido em 21 de maio de 1954, em Bagé, Rio Grande do Sul, bispo Flávio foi batizado e confirmado na IEAB. Desde jovem, demonstrou vocação para o serviço cristão, destacando-se como líder juvenil na Diocese Sul Ocidental nos anos 1970. Entre 1975 e 1978, residiu no Rio de Janeiro, servindo na Paróquia do Redentor e trabalhando com a juventude local.

Em 1979, mudou-se para São Paulo, onde cursou teologia no Instituto Anglicano de Estudos Teológicos (IAET), bacharelando-se e contribuindo significativamente para movimentos missionários e para o livro de partituras “O Novo Canto da Terra”. Após sua ordenação ao diaconato, foi designado para a Missão em Cubatão, no litoral paulista, realizando um trabalho significativo junto aos moradores locais. Posteriormente, serviu como pároco nas paróquias de São Lucas (Vila Maria) e São João (Pinheiros) em São Paulo.

No início dos anos 2000, transferiu-se para Londrina, Paraná, onde atuou como pároco da Paróquia de São Lucas e coordenador do Movimento Ecumênico de Londrina. Em 2008, tornou-se Deão da Catedral Anglicana de São Tiago, em Curitiba, Paraná, desenvolvendo um importante trabalho social e pastoral junto aos moradores de rua da capital paranaense.

Reconhecido liturgista e músico, bispo Flávio compôs inúmeras canções e antífonas salmodiais, incluindo os hinos “Canção da Chegada” e “Grão”, presentes no Hinário Luterano. Foi também um dos fundadores da Ordem de São Tiago, buscando a renovação da igreja e o fortalecimento do vida devocional e espiritualidade encarnacional.

Em setembro de 2012, foi eleito bispo da Diocese Anglicana de São Paulo, sendo Ordenado e Sagrado bispo em 13 de setembro de 2013. Durante seu episcopado, destacou-se pelo compromisso ecumênico, presidindo o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC). Em 2021, tornou-se bispo emérito, continuando a colaborar pastoralmente com a Diocese Anglicana de São Paulo em diversas paróquias, incluindo a Paróquia da Ressurreição e Santa Cruz, além do ponto missionário da Capela do Cristo Redentor.

No dia de Natal de 2024, após presidir a Celebração da Santa Eucaristia na Paróquia de São João, o bispo Flávio foi internado e veio a falecer em 9 de janeiro de 2025.

Deixa esposa, filhas, pessoas amigas e fiéis que foram tocados por seu ministério pastoral.

A IEAB e a Diocese Anglicana de São Paulo rendem graças pela vida e ministério do bispo Flávio Irala, confiando que sua dedicação e amor ao próximo continuarão a inspirar a todos nós.

A despedida será realizada no Cemitério São Pedro, sexta-feira, 10/01. O velório inicia às 14h30 e vai até às 18h30, na Av. Francisco Falconi, 837, Vila Alpina, São Paulo. Após o velório, a cremação será realizada no Crematório Vila Alpina, na Av. Francisco Falconi, 437, Vila Alpina, São Paulo.

Solicitamos orações de todos e todas para que a família e amigos encontrem conforto.

Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação.” (Lucas 2.29-30)

Nota publicada no site da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
https://ieab.org.br/2025/01/09/nota-de-falecimento-bispo-flavio-augusto-borges-irala/

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *