Jorge Rehder (1956-2009)
Jorge Moreira Rehder
(1956-2009)
Jorge Moreira Rehder nasceu em 29/07/1956 na Cidade de São Paulo/SP.
Sua primeira profissão foi Cirurgião Dentista, com especialidade em Periodontia, e a exerceu desde 1981, sendo então conhecido por ‘Dr. Rehder’, pelos seus pacientes. Foi ali no consultório que, nos intervalos entre um atendimento e outro, nasceram lindas melodias, muitas delas bastante conhecidas no meio evangélico, em todo o país.
Compositor evangélico, marcou a história da música protestante brasileira, sendo então conhecido pelos seus amigos e irmãos como ‘irmão Rehder’. Foi um dos grandes nomes do grupo ‘Vencedores Por Cristo’ (VPC), onde iniciou sua carreira musical. Este grupo foi fundado no final da década de 1960 pelo pastor americano Jaime Kemp, quando recém-chegado ao Brasil, o que mudou para sempre a maneira da música cristã ser vista pela igreja evangélica brasileira, com composições, letras e arranjos brilhantes, compostas por um grupo de poetas modernos.
Suas composições são exemplos da mais pura criatividade e sensibilidade; muitas foram gravadas pelo grupo ‘Vencedores por Cristo’. Além de suas canções. Jorge fez parcerias em composições com Guilherme Kerr, Nelson Bomilcar, João Alexandre, Carlos Sider e Jorge Camargo.
Fez parte da equipe pastoral da Igreja Evangélica Projeto Raízes, no bairro da Vila Pompéia, em São Paulo, SP, onde também coordenou o Ministério de Louvor e Adoração daquela congregação, além de ter ministrado em diversos lugares do Brasil. Rehder foi um dos fundadores da Associação de Músicos Cristãos (AMC). Participou durante muitos anos como palestrante do Seminário de Adoração, Louvor e Música (Salmus), onde falava frequentemente sobre Relacionamento e Liderança na equipe de Louvor. Entre suas sábias palavras, Rehder repreende o músico que julga ter um ministério superior a qualquer outro na igreja. Segundo seus amigos e companheiros de trabalho, ele tinha um senso de humor muito apurado, fazendo sempre piadas.
‘Resplandeceu’, ‘Enche-me Espírito’ foram suas primeiras músicas gravadas no disco ‘Louvor IV’, de Vencedores Por Cristo, 1984. A partir daí juntou-se a outros irmãos, em grupo, para produzir músicas de qualidade, com conteúdo bíblico e ritmos brasileiros. Foi autor e co-autor de musicais como: ‘Cantata Luz’, ‘Consola Meu Povo’, ‘Eram Doze’, ‘Vento Livre’ e foi participante ativo do disco ‘Missões e Adoração II’, dentre inúmeras outras canções que marcaram a época.
Dentre todas as suas músicas, mais de 130 canções, se destacaram:
‘Barnabé’, ‘Unidade e Diversidade’, ‘Rei das Nações’, ‘Em Todo Tempo’, ‘Resplandeceu’, ‘Enche-me Espírito’, ‘Vinde Cantemos’, ‘Vida e Luz’, ‘Desde o Princípio’, ‘Rei das Nações’, ‘Contar os Dias’, ‘Esperança’, ‘Salmos 34’, ‘Justiça e Salvação’, ‘Da Multidão’. Era muito criativo e sensível. Insistia em levar dignidade para a música evangélica, sem letras banais e insossas, com base teológica correta. O CD solo lançado em 2008, ‘Porto Esperança’, marcou os seus 35 anos de ministério. Uma de suas composições neste CD revela a sua ‘confiança cega’, como bem definiu Brenan Manning.
Jorge era casado com Marilda Rehder e foi pai de duas jovens, Marina e Carol, que o acompanharam em suas caminhadas ministeriais.
No dia 08 de Novembro de 2009 Deus o chamou para a Sua morada eterna. Jorge Rehder partiu para a glória, aos 53 anos de idade.
Deixou muitas canções, uma família linda, uma história de vida preciosa, uma memória inestimável, com bons exemplos de um servo de Deus e de ministro de louvor. Marcou a sua história na música protestante brasileira.
Compilação: Carmen Lício
Colaboração: Marilda Rehder
Sites Consultados:
http://www.vpc.com.br/website/exibe_txt.asp?conteudo_txt=100
https://orlandoteixeira.wordpress.com/2010/06/20/jorge-rehder-1956-2009/
http://www.metodista.org.br/morre-jorge-rehder
https://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/nelson-bomilcar-presta-homenagem-a-jorge-rehder-um-dos-vocalistas-do-vencedores-por-cristo.html
© 2022 de Marilda Rehder / Hinologia Cristã – Usado com permissão