Jônatas Fernandes
Jônatas Fernandes nasceu em 29/09/1985 na Cidade de Olinda/PE. Aos 11 meses foi para São Paulo. Filho de uma família cristã, desde pequeno foi incentivado à música pelo seu pai que era autodidata. Desde pequeno através de sua mãe e bisavó (por parte de mãe) aprendeu a cantar e a amar os hinos do hinário.
Iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade em uma instituição religiosa, logo em seguida ingressou no Conservatório Musical Livre de São Paulo sob cuidados do prof.º André Bezerra- FAAM.
Aos 14 anos já era regente titular de um coral na qual realizou 2 Cantatas Sacras.
Com 16 anos de idade passou a receber orientações da prof.ª Teresa Longatto, professora de rítmica, coral, técnica vocal e fisiologia da voz- FAAM sua atual professora até os dias de hoje.
Cursou Canto Erudito e História da Música na EMESP – Escola de Música do Estado de São Paulo com os professores João Vítor Bota, Íris Leong e Emerson Adriano.
Em seu currículo constam várias apresentações em casas de espetáculos de diversos estados e países. Já foi conduzido por maestros, dentre eles se destacam: Emiliano Patarra – OSG; Gabriel Duarte; Silvio Baccarelli; Vítor Gabriel – Unesp; Rodrigo Vita; Martinho Lutero; Amália Zaldua – Uruguay; Vastí Atique Regina Kinjo, dentre outros.
Encenou 2 óperas na maior casa de produção de ópera do Estado de São Paulo o Theatro São Pedro, Colombo – Carlos Gomes e Falstaff – Giuseppe Verdi; 1 Gala Lírica em São Caetano do Sul; participou de diversos festivais de corais entre eles se destacam Mosteiros de São Bento em São Paulo e Vinhedo.
Participou como cantor convidado do Coro Info-Juvenil Canarinhos da Terra – Jundiaí da 1º apresentação pública Do Réquiem para um Herói, obra em homenagem ao maestro Eleazar Carvalho na Catedral da Sé – São Paulo.
Como professor lecionou canto/fisiologia da voz na Academia de Música de São Paulo, considerada pelo ministério da Cultura um “case” de sucesso no polo Cultural Zona Leste; atuou no Instituto de Renovação Integrado – INRI, com aulas de canto coral e palestras de musicalização infantil, participou também com um grupo de profissionais no desenvolvimento de um método para crianças com dificuldade de aprendizagem.
Escreveu um capítulo para um livro sobre musicalização infantil a pedido do Ministério Infantil Cristão – MCI que estará disponível nas lojas no 1º semestre de 2017.
Pesquisador nato, é amante da hinódia protestante, na qual se dedica em tempo, nas pesquisas de criação; desenvolvimento e vertentes dos hinários protestantes.
Atualmente integra um grupo de estudo de fisiologia do voz no Instituto Presbiteriano Mackenzie aos cuidados da Prof.ª Silvana Neres, é integrante do Coro Vozes Paulistanas e do Coro da Companhia Energética do Estado de São Paulo – CESP onde já gravou 1 CD com músicas populares brasileiras em homenagem a Adoniram Barbosa; participa e se apresenta em récitas e montagens de ópera; atua como regente e preparador vocal de corais, ministra aulas e palestras de técnica/saúde vocal , teoria musical e na idealização de um coro infantil.
Mora em São Paulo, e é casado com Flávia de Melo Fernandes Pereira curadora de projetos gráficos para musicistas com produtos em destaque na 5ª maior sala de espetáculos da América Latina – Sala São Paulo – Fundação OSESP.
Fonte: O Colaborador