Ivacil Carvalho
Ivacil Ferreira de Carvalho nasceu em 12 de abril de 1955, na cidade de Itarumã, Goiás.
Ivacil cresceu em uma família com cinco irmãos. Na sua juventude exerceu várias profissões, tendo sido bancário por dez anos. Formou-se em Letras Português pela Universidade Federal de Goiás aos trinta e poucos anos e possui Pós-Graduação em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira, do Rio de Janeiro, além de diversas outras especializações na área da Educação.
Em fevereiro de 1976, com 20 anos de idade, Ivacil converteu-se na Assembleia de Deus de Jataí, Goiás, enquanto o coro entoava o hino nº 76 da Harpa Cristã, intitulado “Vem, ó pródigo!”. Foi batizado em abril do mesmo ano e logo se envolveu com o coro, demonstrando um interesse imediato em aprender a leitura musical.
Ivacil iniciou seus estudos musicais com o professor Rodoval Miranda e, posteriormente, tornou-se autodidata, estudando através do método Bona. Adquiriu diversos livros, incluindo a Cartilha Musical da JUERP e os livros de Maria Luísa de Matos Priolli, bem como hinários de várias denominações, como ‘Coros Sacros’, ‘Os Céus Proclamam’, ‘Glória ao Justo’, ‘Cruzadas Billy Graham’, ‘Antemas Celestes’, ‘Antemas Corais’ e ‘Favoritos Evangélicos’. Ivacil aprendeu a analisar e comparar métricas, buscar fontes de melodias e letras, e aprimorar seu conhecimento em inglês e outras línguas, para esse propósito.
Ele acumulou uma vasta coleção de LPs, compactos e partituras, além de buscar inspiração em coros gravados sob a regência de João Wilson Faustini e o Coral da Primeira Igreja Batista de São Paulo, além de outros grupos musicais.
Essas experiências enriqueceram seu entendimento da música sacra.
Em janeiro de 1985, Ivacil mudou-se para a capital e frequentou o curso de música oferecido pela Escola de Música Sacra de Goiânia (EMUSG), criada pela Primeira Igreja Batista. Lá, ele foi aluno de Alvin Walker, Cândida Lutz, Raquel Menezes e Olga Ribeiro Silva, entre outros. Nesse período, foi solista de Cantata de Natal e cantou com sua esposa no programa de TV da Primeira Igreja. Regeu o Coral da Assembleia de Deus de Vila Nova e chegou a reger um coro de 300 vozes em um ginásio de esportes, durante um congresso.
Posteriormente, retornou a Jataí, onde retomou a regência do Coral Vozes de Sião na Assembleia de Deus Central e fundou e dirigiu o Coral Ebenézer em uma pequena congregação da AD Vila Nova de 2000 a 2007.
Em 2000, após ficar viúva, Dona Norah Buyers voltou para Jataí, onde seu marido fora diretor do Colégio Presbiteriano e ela fundara a Escola de Música de Jataí, na década de 60. Como Ivacil conhecia grande parte de sua obra através dos discos e hinários, logo travaram uma grande amizade, tendo ele sido seu discípulo por mais de dois anos. Norah Buyers, não tendo recebido o apoio que esperava de sua denominação, talvez pela idade e pela má condição de saúde, passou a acompanhar dominicalmente o pequeno coro que Ivacil regia, por mais de dois anos, expandindo o repertório do grupo e compartilhando sua vasta experiência musical. Sob sua orientação, o coral incorporou clássicos como o “Aleluia” de Handel, o “Grande é Jeová”, de Wagner, demonstrando a capacidade de um pequeno coral de igreja periférica em realizar performances impressionantes.
Paralelamente, Ivacil e sua filha Dalianna Machado de Carvalho fizeram recitais com o Professor Samuel de Sousa, de Brasília, acompanhados por Dona Norah, no auditório do IPSG. Também foi organizado um pequeno Coral Evangélico que se apresentou na Páscoa e no Natal.
Os momentos mais emocionantes durante essa colaboração incluíram apresentações notáveis, como a interpretação de “Sossegai” com um emocionante acompanhamento ao piano acústico, criando uma verdadeira “tempestade” que emocionou a todos, na AD sede de Vila Nova, em Goiânia. Outro momento de grande emoção foi quando o coro, ensaiando “escondido” o hino “Nas mãos de Deus” surpreendeu a compositora, trazendo lágrimas aos olhos de Norah Buyers.
Embora tenha sido um período curto, foi de intensa aprendizagem e colaboração, tendo ela feito harmonização e arranjo de algumas composições dele.
Ivacil Ferreira de Carvalho acredita que é importante lembrar e divulgar a obra de Norah Buyers, uma figura querida na música sacra, também conhecida como Luíza Cruz.
LP’s cedidos por Ivacil Carvalho ao Projeto Hinologia Cristã para publicação no Youtube:
Sou feliz, nos últimos anos, em fazer parte da história do Maestro Ivacil, aprendi muito com ele do pouco que sei sobre música e regência, sou grato a Deus por cantar no coral “vozes de Sião” desde os meus 13 anos. Já são 14 anos aprendendo e adorando a Deus. Que ele estenda seu dias na terra, para que possamos ainda estar juntos por muitos e muitos anos.
Maestro Ivacil é referência para os jovens maestros e coristas de todo o Brasil. Parabéns pela matéria