Calmo, Sereno e Tranquilo
Calmo, Sereno e Tranquilo
Letra e Música: Ivan Cláudio Borges, 1974/1975
“Calmo, Sereno e Tranquilo” é um dos cânticos mais conhecidos no meio evangélico brasileiro. A respeito de sua composição, o autor, Ivan Borges nos conta:
“Estávamos no fim do ano de 1974, num quarto do Colégio Batista, na Tijuca do Rio de Janeiro. Após um ano de estudos para o vestibular, prestado no Maracanã, vim a saber que passara para o curso de arquitetura, que depois deixei. Naquele ano havia aceito a Cristo como Salvador e tido uma experiência pessoal de salvação, cujo texto bíblico de Romanos 10.9 falara de perto ao meu coração: “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.” A melodia fluiu daqueles momentos, mas a conclusão da música, com sua letra e acordes finais vieram somente nos primeiros meses de estudos no então Instituto Bíblico Palavra da Vida, em Atibaia, SP, em 1975. Havia decidido fazer teologia no IBPV.
A inspiração da letra e música, ambas muito singelas, vieram do espírito cancioneiro dos meus amigos Jayro (o Jayrinho) e do Paulo Cézar. Ambos faziam canções inspiradoras, que eu queria reproduzir. Num dos pianos que ficavam na sala de refeições da Estância Palavra da Vida, desenvolvi toda linha melódica e a letra. Após o jantar, fiquei até perto das 23 horas meditando naquilo que expressava meu relacionamento com Cristo desde então. Na vida há sempre caminhos que precisam ser escolhidos e nem sempre a decisão é fácil. O mundo do adolescente e do jovem sempre foi e é turbulento. De repente, nos vemos diante de realidades para as quais muitas vezes não estamos preparados. Em meio a isto tudo, entender a significação da vida e nosso papel neste contexto mexe com todo o nosso ser. As reflexões sobre tudo que ouvimos na infância na Igreja passam pela nossa mente. Foi um momento de buscar a Deus. Foi o que fiz. Ao buscá-lo, encheu meu coração de paz e alegria. Para mim, Jesus se tornara um verdadeiro amigo, companheiro da caminhada, alguém com quem poderia contar. Cantei minha música por várias noites naquele piano, até que o Jayro ouviu e me pediu para tocar. Pediu-me a letra e os acordes no violão. Alguns meses depois, me pediu para ir a sua casa, que ficava na Palavra da Vida. Foi quando me mostrou a gravação. Fiquei emocionado e surpreso. Aos poucos fomos nos falando, à medida que o disco era produzido. Até mesmo a respeito da capa pude opinar. Era uma canção simples, fruto de uma experiência real de conversão, em meio a tantas composições lindíssimas de Jayro e Paulo. Foi, realmente, uma surpresa agradável. Depois destes anos todos, agora com 62 anos, dois filhos e uma filha, um neto e uma neta, um genro e duas noras, posso testemunhar, Jesus sempre foi meu amigo, sempre caminhou comigo, nunca me abandonou. Em meio aos solavancos do caminho Ele sempre me trouxe a calmaria e a serenidade de sua presença para enfrentar os percalços e continuar testemunhando de sua Salvação. Sempre a Deus toda a Glória e o Louvor!”[1]
O pastor e compositor Paulo Cézar nos escreveu um breve comentário a respeito do Ivan e de sua composição:
“Eu louvo ao Senhor, por que Ele, em Sua tremenda graça tem usado a instrumentalidade de pessoas simples, como qualquer um de nós. Por isso, lembrar de Ivan Claudio é sentir ainda mais vívida essa verdade, pois em seu modo pacato de ser, e sem dúvida alguma, enchido pela magnifica segurança do Senhor manifesta em Sua Palavra, ele escreveu essa declaração de dependência tão linda, que, envolvida por melodia e harmonia tão envolventes fizeram nascer “Calmo Sereno e Tranquilo”; uma das canções mais lindas que já conheci. É assim que Deus faz….Foi assim que Ele fez, através do Ivan.”[2]
Calmo, Sereno e Tranquilo foi gravado pelo Grupo Elo em 1978 no LP “Ouvi Dizer”.
Vila Velha, 25 de abril de 2021.
Robson Junior,
[1] BORGES, Ivan Cláudio Pereira. Calmo, Sereno e Tranquilo. Mensagem recebida por <robsonjosesantosjunior@gmail.com> em 18 fev 2019.
[2] SILVA, Paulo Cézar da. Calmo, Sereno e Tranquilo. Mensagem recebida por <robsonjosesantosjunior@gmail.com> em 16 mai 2019.
Realmente, confortante e inspirador! Eu me julgo como “um nascido fora do tempo”, pois quando vim a conhecer o trabalho do Grupo Elo, lá no longíquo ano de 1982, o grupo já havia se desfeito, em virtude do trágico falecimento do Jayrynho. E o primeiro LP adquirido foi “Ouvi dizer”, onde, dentre tantas, conheci esta canção maravilhosa! Daí em diante decidi que este seria o meu primeiro Grupo e saí em busca de todos os LP’s lançados! Hoje, passados quase 40 anos da minha descoberta, as letras e melodias do grupo, bem como a continuidade do estilo representadas pelo Grupo Logos, são uma constante na minha vida e na de muitos que, atualmente, andam tão carentes de verdadeiras jóias de servos inspirados! Deus continue o bom trabalho na vida do Ivan Borges, um servo “calmo, sereno e tranquilo”! Grande abraço!
Parabéns pelo site. Muito útil e inspiradora as histórias de hinos que fizeram parte de minha mocidade. Deus vos Abençoe.