Hinologia Cristã, o nosso “site” – Roberto Torres Hollanda
Hinologia Cristã, o nosso “site”
Graças ao gênio inventivo de Robson José dos Santos Júnior, no início de 2015 surgiu a ideia inovadora e corajosa de criar na internet um “site” interessado na hinologia evangélica e temas afins.
Fui convidado a ingressar no grupo em 10 de abril de 2015; seria uma deferência dele juntar-me a músicos de igrejas evangélicas diferentes.
O “site” foi estruturado em maio e iniciou-se a publicação na internet, em junho de 2015, de matérias produzidas pelos primeiros colaboradores: Asaph Borba, Daniel Junior, Eduardo Lakschevitz, João Wilson Faustini, Joaquim Júnior, Magnus Carlos, Marcelo Rauta, Márcio Lisboa, Ricardo Russo, Rolando de Nassau, Ruy Wanderley, Tiago Thompson e Waldenir Carvalho.
Minha capacitação e meu interesse estavam na área da divulgação da hinodia evangélica, na qual militava sob o pseudônimo literário de Rolando de Nassau, desde 13 de dezembro de 1951, na coluna musical de “O Jornal Batista”.
Alguns pioneiros questionavam, num “site” hinológico, em relação à publicação de artigos e outras matérias referentes à música eclesiástica.
Eu mesmo logo percebi que minha colaboração não poderia ser considerada hinológica, mas procurei, pelo espírito de colaboração, ficar dentro dos propósitos iniciais do “site”.
Em fevereiro de 2016 pensava que, dando novo rumo ao “site”, as futuras colaborações deveriam ter caráter hinológico, classificadas como “matérias recentes”, e as já publicadas como “outras matérias”.
Essa fórmula deu certo, tornando o nosso “site” no maior repertório de informações históricas e biográficas, e de breves estudos da hinodia evangélica no Brasil e no mundo.
Fico muito contente ao ver, no YOUTUBE e em outros canais, a presença de nossos músicos (hinógrafos, compositores, cantores, instrumentistas e regentes) diante de um público cada vez maior.
Nota do Editor: Conheça nossas redes sociais: Instagram (@hinologiacristaoficial), Facebook (https://www.facebook.com/hinologia.org) e se inscreva em nosso canal do Youtube (https://www.youtube.com/c/HinologiaOrgBr)
Também sugeri sete menus para a configuração intelectual do “site”, e ofereci matérias sobre hinos e hinógrafos, hinodia e hinologia.
Em seguida, o “site” apresentou novo visual e conteúdo, para facilitar o contato com o público internauta.
No segundo semestre de 2016, o número foi aumentado de 16 para 49 colaboradores (atualmente 111). Mais tarde, foi criado o quadro de consultores, constituído de notáveis músicos (Anne Schneider, Bill Ichter, Fred Spann, Jilton Moraes, Jorge Camargo, Nilton Tuller, Parcival Módolo, Paulo Ayres Mattos, Ralph Manuel, Samuel Kerr, Simei Monteiro e Verner Geier, entre outros), que que deram apoio moral e suporte técnico ao idealizador.
Em março de 2018 foram definidas as funções: os colaboradores continuariam produzindo matérias para o “site”; os consultores opinariam sobre essas matérias.
Nas seções “Memorial” e “Plêiade”, o “site” tem publicado os indispensáveis obituários e necrológios, e mostrado a necessária solidariedade aos músicos que marcaram a história da hinodia evangélica (Andrae Couch, Arthur Lakschevitz, Buryl Red, Henriqueta Rosa Fernandes Braga, Jerônimo Gueiros, Joan Sutton, João Diener, John Peterson, Manoel Avelino de Souza, Nabor Nunes Filho, Norah Buyers, Ricardo Pitrowsky, Robert Kalley, Salomão Ginsburg e Sarah Kalley) entre outros.
Gostaria que este sucinto relato desatasse uma série de manifestações em homenagem ao jovem Robson Junior, idealizador e promotor deste “Site”, que é nosso.
Brasília, DF, em 20 de maio de 2022
Roberto Torres Hollanda
© 2022 de Roberto Torres Hollanda
É um privilégio e uma grata satisfação fazer parte dos colaboradores e incentivadores dessa importante iniciativa do Robson, amigo querido e irmão em Cristo. Que Deus nos use para promover a boa música, especialmente a cristã. Vida longa ao Hinologia Cristã!
Parabens Robson! Você é um valente , desbravador , incansável nos objetivos , desejo meus cumprimentos pelo belo trabalho ! Deus continue abençoando nessa missão a qual
Foste chamado . Abraços Apds
Acompanhei os primeiros passos do Robson na desafiante construção do “site” Hinologia Cristã.
Sua nobre iniciativa valoriza o trabalho de tantos(as) servos(as) de Deus que, em diversas épocas, deixaram ou deixam um legado de valor inestimável para o meio cristão.
Que todos os envolvidos continuem a ser usados para o louvor e glória do Senhor!
Parabéns, Robson!