HCC 312 – Seu maravilhoso olhar
História
312. Seu maravilhoso olhar
“E dou a minha vida pelas ovelhas (….) Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou. Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra” (João 10.15,18, Isaías 45.22).
JOHN WILLARD PETERSON (ver HCC 148) tem proporcionado centenas de hinos e dezenas de cantatas para as igrejas evangélicas ao redor do mundo por mais de três décadas. No Brasil, de Norte a Sul, ouve-se a sua música. De todas as cantatas de Peterson, Maior amor, escrita em 1958, talvez seja a mais cantada no Brasil, deste gênio da música sacra que compôs sua música sempre lembrando das possibilidades e limitações dos musicistas das igrejas locais. A eternidade revelará o quanto sua vida tem tocado as vidas de pessoas no mundo inteiro.
No prefácio desta cantata, John Peterson escreveu o seguinte:
O maior e mais sublime elemento do universo é o amor. O acontecimento principal da história humana é o Calvário, onde o maior mmor de Deus pela humanidade foi profunda e eloqüentemente expresso na morte vicária do seu filho unigênito. (…) Lançamos esta obra pedindo a Deus que ela seja instrumento de luz e vida para corações endurecidos pelo pecado. Para que cristãos que a cantem ou a ouçam sejam, novamente, cheios de gratidão a Deus pelo Calvário, levados a oferecer suas ofertas de gratidão e louvor a ele que “nos amou e se deu a si mesmo por nós”.1
Na cantata, logo depois da cena da morte de Cristo na cruz, e o canto do coro “Não há maior amor que o do Salvador na cruz”, um contralto ou coro feminino e coro misto cantam este hino comovente e muito cantável. A Comissão Coordenadora do HCC incluiu o hino, para que congregações cantem esta resposta ao amor do Salvador.
Para esse fim, Ralph Manuel fez o arranjopara a congregação em 1990 e o hino faz parte da seção Salvação. (Ver dados de Manuel no HCC 23) A Subcomissão de Música escolheu o nome MARAVILHOSO OLHAR para a melodia.
A tradução desta cantata foi feita no ano de 1968 por Joan Larie Sutton, Irmgard Rehn e Helena de Morais Teixeira como parte da disciplina arranjos e composição, ensinada por Joan no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB, RJ).
(Ver dados da professora Joan no HCC 25)
Irmgard Rehn nasceu em 28 de dezembro de 1936, em Panambi, RS, filha de Reynaldo e Ruth Elizabeth Rehn. A família mudou-se logo depois para Carazinho, onde o casal Rehn foi muito atuante na Igreja Batista da Glória. Irmgard converteu-se em abril de 1949 e foi batizada pelo seu pastor, Siegfrid Schmal. Sentindo-se chamada para o ministério de música, fez o curso de música sacra no STBSB. Ao se formar em 1968, foi convidada pelo Instituto Batista de Educação Religiosa (IBER) para assumir a direção do internato. Na mesma instituição ensinou regência, teoria musical e piano. Em 1969, voltou para sua igreja em Carazinho, onde serviu como diretora de música e de 1980 a 1985 foi ministra de música da I.B. da Glória, mesma cidade, no Estado do Rio Grande do Sul.
Cooperou com as igrejas, Primeira do Lins, onde regeu por muitos anos o coro de adultos e Memorial de Tijuca, como membro atuante do Departamento de música, ambas na cidade do Rio de Janeiro, RJ.
Em 1991, Irmgard foi convidada pelo IBER para voltar à direção do internato, cargo que ocupou até se aposentar, em dezembro de 2001, quando retornou para sua cidade de origem.
Helena de Morais Teixeira nasceu em 3 de maio de 1947, em Arapuá, MG, num lar cristão. Aceitou a Cristo em 1958 numa igreja presbiteriana. Foi batizada na PIB de Anápolis, GO, em junho de 1965 pelo pastor Silas de Brito Lopes. Bacharelou-se em música sacra no STBSB, em 1969. Fez ainda o curso superior de piano, iniciado na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro e concluído na Escola de Música e Belas Artes da Universidade do Paraná, em 1975.
Helena ensinou hinologia, piano e teoria no STBSB em 1971 e 1972 e ensinou piano no curso de música sacra do Seminário Teológico Batista do Paraná, em Curitiba, de 1984 a 1987.
Helena casou-se em 1965 com o Pr. Marcílio Sebastião Gomes Teixeira, que, desde 1987 é pastor da Igreja Batista Central de Campinas, SP. Ali, Helena atua como instrumentista e regente do coro de adolescentes. O casal tem quatro filhos: Marconi Henrique, Benoni Hubmaier, Ernani Wesley e Lana Rubia, todos músicos, atuando nas igrejas onde cooperam.
1. PETERSON, John Willard. Maior amor. Rio de Janeiro: JUERP, 1958, Prefácio