HCC 308 – Livre em Cristo
História
308. Livre em Cristo
recebendo o pedido de escrever a história deste hino, o autor, pr. Jilton Moraes de Castro (Ver HCC 69), descreve como surgiu, em 1987, da estreita cooperação de dois servos de Deus:
O telefone tocou e do outro lado uma voz amiga transmitiu um pedido e ao mesmo tempo uma ordem. Era o Roberto Malone, meu amigo e diretor do departamento de música da Convenção Batista de São Paulo. Ele queria um hino para a Campanha Estadual de Evangelização das Igrejas Paulistas. O tema da campanha era Libertação em Cristo. Ralph Manuel (Ver HCC 23) também foi consultado. Juntos, aceitamos o desafio.
Havia um prazo para a entrega do hino. Por onde iríamos começar, pela letra ou pela música? Acertamos que começaria quem recebesse a inspiração primeiro. O tempo foi passando e nem a letra nem a música surgia. Um dia, Ralph apareceu com a melodia do estribilho. Depois de ouvi-la, imediatamente trabalhei na letra. A mensagem devia ser sobre a liberdade que só Cristo pode oferecer. Com o estribilho pronto, logo o Ralph compôs a música para as estrofes e me entregou numa fita cassete. Naquele mesmo dia, à noite, orei pedindo ao Senhor que me desse uma mensagem simples e eficaz com a capacidade de penetrar corações e ajudar na comunicação do evangelho. Foi ouvindo a fita, voltando, voltando e ouvindo mais uma vez que fui colocando a letra nas estrofes.
O hino Livre em Cristo foi usado inicialmente em São Paulo e mais tarde em várias igrejas em outros estados do Brasil. É um hino evangelístico e sua base bíblica está em João 8.32,36.1
O nome da melodia LIVRE EM CRISTO reflete a mensagem do hino e era o seu título original.
1. CASTRO, Jilton Moraes de. Carta à autora em 24 de julho de 1991.