HCC 296 – Eis a nova
História
296. Eis a nova
“Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a tua voz fortemente; levanta-a, não temas, e dize às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus” (Isaías 40.9).
UM DOS FIÉIS e destacados anunciadores das boas novas de salvação em Cristo Jesus da história batista no Brasil foi o autor deste hino, o pr. Manuel Avelino de Souza (1886-1962). Na providência de Deus, este profeta tinha um dom que exerceu com a mesma diligência que aplicava a todas as partes do seu ministério: o dom poético. O pr. Avelino compreendia que os hinos podem ser instrumentos nas mãos de Deus para salvação, edificação, adoração, petição e confissão. Contribuiu com 29 textos ao Cantor cristão. Deu anos da sua vida para uma nova edição do CC, que deveria ter saído em 1958. Soube escolher boas músicas para os seus textos. Eis a nova é um dos excelentes resultados do seu dom e seu esforço. É um dos hinos prediletos dos batistas brasileiros. (Ver dados biográficos deste gigante da fé no HCC 251
A Subcomissão de Música do HCC deu o nome AVELINO à melodia, em homenagem ao autor, um dos mais importantes hinistas batistas brasileiros.
A melodia escolhida pelo pr. Avelino para este hino é de J.S. Fearis (séc.19), sobre o qual não dispomos de informações biográficas. O compositor e publicador E.O. Excell (ver HCC 314) publicou esta melodia com a letra Beautiful isle (um hino sobre a beleza do lar celeste), de Jessie B. Pounds (ver HCC 295), em 1897.