HCC 277 – Estou aqui, Jesus
História
277. Estou aqui, Jesus
“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (1João 1.9)
FANNY JANE CROSBY era uma pessoa de oração. Escreveu a maior parte dos seus hinos depois da meia-noite, quando todo o barulho do bloco humilde de apartamentos onde ela morava havia diminuído. Como no caso de outros cegos, preferia trabalhar durante a noite. Ela chamava esta hora de “o vale do silêncio”. Entrava em oração e meditação, onde sentia a presença de Cristo de um modo especial. Este hino de contrição certamente era a expressão do seu próprio coração em uma dessas horas. (Ver outros dados de Fanny Crosby no HCC 228.
Seu hino foi publicado, em 1881, no hínário Sacred songs and solos (Hinos e solos sacros), uma série de coletâneas (do mesmo título) muito difundidas que Sankey publicou entre 1873 e 1903.
Salomão Luiz Ginsburg traduziu este hino de Fanny Jane Crosby e publicou-o no Cantor cristão com o título Confissão. Sua primeira publicação foi na primeira página de O Jornal Batista em 10 de fevereiro de 1901. Este jornal, desde o início, provou ser a melhor maneira de difundir novos hinos entre as igrejas. (Ver dados deste extraordinário missionário no HCC 29)
Hiram Rollo Júnior, o compositor desta comovente melodia, conta a história da sua colaboração com a Subcomissão de Música do HCC:
Em abril de 1989, Célia Reis [relatora da Subcomissão de Música] me escreveu solicitando ajuda na composição de novas melodias para alguns hinos do Cantor cristão, entre os quais estava Confissão (CC 269). Convivi um pouco com aquele texto e a partir de então passei a trabalhar com uma possível melodia que pudesse “dar vida” àquela mensagem. A música ficou pronta. Enviei-a para a Subcomissão de Música.1
A Subcomissão ficou satisfeitíssima com a melodia de Hiram, mas esperava um trabalho da Subcomissão de textos na revisão da tradução, trabalho do qual aquele grupo quase desistira, até a palavra de incentivo da sua subcomissão companheira. Em abril de 1990, com a revisão completa, Hiram soube que a primeira frase do hino seria “Estou aqui, Jesus, em confissão” e assim o hino teria um novo título. Célia Reis escreveu uma nova carta a Hiram com estas palavras de incentivo:
Minha igreja cantou o Estou aqui, Jesus, com sua melodia, e foi de arrepiar. Muitos se emocionaram e choraram. Aleluia! Que Deus continue a inspirá-lo e usá-lo, amém!2
As palavras seguintes são de Hiram:
Especialmente por meio do processo que envolveu este hino, agradeço a Deus a instrumentalidade de Célia no que se refere ao incentivo quanto à participação no HCC, mantendo-me, inclusive, sempre informado em relação ao andamento dos trabalhos do hinário.3
Hiram conseguiu com esta melodia criar um ambiente que realmente “dá vida” a esta mensagem de confissão e arrependimento. Hiram explica o porquê do nome CONTRIÇÃO:
“O nome dado à melodia vem das experiências de contrição que tive por meio do texto para a composição da nova música”.4
(Ver mais dados do compositor no HCC 21)
1. ROLLO JÚNIOR, Hiram Simões. Carta à autora em 6 de junho de 1992.
2. REIS, Célia Câmara. Carta a Hiram Rollo Júnior, citada em Hiram Rollo Júnior, Ibid.
3. ROLLO JÚNIOR, Op. cit.
4. Ibid.