HCC 264 – Oh, olhai, pois, e vivei!

História

264. Oh, olhai, pois, e vivei!

WILLIAM A. OGDEN escreveu este cativante hino de convite, baseando-se na experiência de Moisés e os israelitas em Números 21 e Hebreus 12.2:“fitando os olhos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé”. O hino apareceu pela primeira vez no hinário Triumphant songs for sunday schools and gospel meetings (Cânticos triunfantes para escola dominicais e reuniões evangelísticas) em 1887. O convite é claro e comovente:

Oh, olhai, pois, e vivei!

Confiai só em Jesus.

Ele salva o pecador, – Aleluia!

salva até por meio de um olhar.

Quantos brasileiros aceitaram a salvação oferecida por Jesus ao som deste hino? Só a eternidade revelará!

O autor e compositor deste hino predileto dos batistas brasileiros foi William Augustine Ogden (1841-1897). Nascido no condado de Franklin, Estado de Ohio, EUA, Ogden recebeu seus primeiros estudos de música na Escola Comunitária de Música. Depois de servir na Trigésima Infantaria de Indiana durante a guerra civil, pôde voltar a estudar música com os mestres Lowell Mason (ver HCC 22) e Thomas Hastings (ver HCC 75). Homem de grande capacidade, tornou-se muito conhecido como professor de música nas escolas normais e regente de convenções de música. Em 1887, aceitou o posto de supervisor de música para as escolas da rede oficial na cidade de Toledo, no seu Estado natal, cargo que ocupou até sua morte.

Ogden escreveu diversos hinos, letra e música e numerosas melodias para os textos de outros. Compilou muitos hinários para Escolas Dominicais. O Hinário para o culto cristão inclui, além deste hino, sua melodia para Agora estou contente (n.319).

Salomão Luiz Ginsburg cria no poder deste convite. Traduziu-o em Pernambuco, em 1891, e publicou-o na primeira edição do pequeno hinário que ele chamou Cantor christão. Certamente usou este hino repetidas vezes nas suas reuniões e campanhas evangelísticas por este Brasil afora. (Ver dados deste intrépido evangelista no HCC 29)

O nome da melodia LOOK AND LIVE (Olhai e vivei) provém do título original do hino.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *