HCC 262 – Deixa o Salvador te ajudar
História
262. Deixa o Salvador te ajudar
“Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os confins da terra; porque eu sou Deus e não há outro“
(Isaías 45.22).
DEIXA O SALVADOR TE AJUDAR é um hino de convite à salvação que faz parte da cantataShare his word(Testemunho), escrita por William J. Reynolds, em 1973. Esta obra foi composta para promover o programa das Escolas Dominicais da Convenção Batista do Sul, EUA, daquele ano, incentivando todos a compartilharem Cristo e sua Palavra.
O Dr. Reynolds tem razão quando fala:
“Enquanto construí a obra maior, este hino me parecia uma expressão muito apropriada do todo”.1
Esta é certamente a mensagem que queremos compartilhar e o convite que queremos dar àqueles que ainda não conhecem a Cristo. Por isto, entrou como um ótimo hino de apelo no HCC.
O nome JENSEN escolhido para a melodia, o segundo nome do autor-compositor, homenageia uma parte da sua família.
O ilustre William Jensen Reynolds, músico sacro, hinólogo e professor, nasceu em Atlantic, Estado de Ohio, USA, em 2 de abril de 1920. Entretanto, mudou-se com sua família para o Estado de Oklahoma com cinco meses de idade e foi nesse estado que cresceu. William é filho de George Washington Reynolds, ministro de música e de jovens, cantor evangelístico e sobrinho de I.E. Reynolds, reconhecido líder da música dos Batistas do Sul, dos Estados Unidos da América. Neste lar de fé e música, William aceitou a Cristo como criança, sendo batizado na PIB de Okmulgee. Bacharelou-se em artes na Faculdade Estadual do Sudoeste de Missouri (1942); fez o mestrado em música sacra no Seminário Teológico Batista do Sudoeste (Fort Worth) e o mestrado em música na Universidade do Norte de Texas (1946). Continuou nos estudos, doutorando-se em educação na Faculdade George Peabody para Professores (1961) e fez o curso de verão da célebre Faculdade para Coros Westminster. Durante todos esses anos de estudo Reynolds serviu como ministro de música em igrejas batistas.
Dirigiu o Departamento de Música Sacra da Junta Batista de Escolas Dominicais em Nashville, Estado de Tennessee de 1955 a 1980. Desde 1980 é professor de Música Sacra no Seminário em Fort Worth, ajudando no preparo de ministros e ministras de música para o mundo inteiro. Regente congregacional sem par, o Dr. Reynolds serviu como diretor de música para reuniões nacionais da Convenção Batista do Sul e da Aliança Batista Mundial no Rio de Janeiro em 1960, experiência da qual falou, “I’ll never forget!” (Nunca esquecerei!).2 Seu livro Congregational singing (O canto congregacional, 1975) é estudado em todo o mundo.
Um dos mais conceituados hinólogos contemporâneos nos Estados Unidos, Williams foi membro da Comissão do Baptist hymnal (Hinário Batista) de 1956, Coordenador da Comissão do mesmo hinário do ano 1975, e membro da Comissão Consultiva de The Baptist hymnal de 1991. Foi Editor geral de New Broadman hymnal (Novo hinário Broadman, 1977) e Songs of glory (Hinos de glória) de 1990.
Autor de Hymns of our faith (Hinos da nossa fé, livro de notas históricas do Hinário Batista de 1956), de Companion to Baptist hymnal (o mesmo do Hinário Batista de 1975) e um dos autores do Handbook to The Baptist hymnal (Livro de Notas históricas do Hinário Batista) de 1992, seus escritos são pesquisados por hinólogos no mundo inteiro. Seus livros estão entre as fontes principais para este livro de notas históricas.
O Dr. Reynolds é co-autor com Milburn Price (ver HCC 402) do livro hinológico A survey of christian hymnody (Uma visão geral da hinódia cristã), 3a edição, 1987. Compilou e editou o livro Building an effective music ministry (Construindo um ministério de música eficaz), Christ and the carols (Cristo e os carols) (ver HCC 92). É escritor muito requisitado para jornais profissionais e eruditos. Membro de The hymn society (A sociedade do hino) da América e do Canadá, serviu como presidente de 1978 a 1980. Desde 1979, tem uma coluna semanal de histórias de hinos num jornal.
Membro da Sociedade Americana de Compositores, Autores e Publicadores (ASCAP) desde 1955, suas músicas publicadas abrangem 375 obras corais, cantatas, melodias para hinos, e músicas para crianças. É também membro da Academia Nacional de Artes e Ciências Gravadoras (NARAS). Recebeu o Prêmio da Fundação B.B. McKinney (ver HCC 64) em 1960.
O Dr. Reynolds participou dum encontro de missionários batistas da América Central e do Sul no Rio de Janeiro em 1973. Sua observação deste encontro foi, “What a precious time!”(Que tempo precioso).3
Joan Larie Sutton tem proporcionado aos brasileiros traduções sem conta que incluem obras sacras eruditas, cantatas, coletâneas corais, solos, hinos, e cânticos. Em 1973 fez a tradução da cantata Testemunho de William Reynolds, no mesmo ano da sua publicação. Foi editada em português pela JUERP em 1975. (Ver HCC 25)
1. REYNOLDS, William J. Carta à autora em 25 de abril de 1991.
2. Ibid.
3. Ibid.