HCC 256 – Jesus quer entrar hoje em teu coração

História

256. Jesus quer entrar hoje em teu coração

Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa

(Apocalipse 3.20).

DR. LESTER HARNISH estava dirigindo reuniões evangelísticas em 1958 na sua igreja, a Igreja Batista Temple, em Los Angeles, Califórnia, EUA. O habilidoso compositor Ralph Carmichael, ministro de música da igreja, sentindo a necessidade de um bom hino de apelo, escreveu este hino de convite, letra e música.

“O hino tem uma qualidade particularmente pessoal. (…) e é precisamente esta qualidade que faz este hino tão convincente”.1

A referência a Apocalipse 3.20 é evidente. Cristo bate à porta vez após vez, e agora “volta a bater”. Não força a porta; espera, “querendo te dar salvação, paz e amor”.

Na realidade, este versículo faz parte da carta do Senhor à igreja em Laodicéia, (vs.14-22). Cristo relembrou àqueles cristãos “mornos” (que ele chamou de coitados, miseráveis, pobres, cegos e nus – vs. 17) que ele estava sempre acessível, sempre esperando! Se somente abrissem a porta, se voltassem ao seu primeiro amor, participariam da sua glória eterna. Assim, este hino pode ser dirigido a cristãos que tenham, como os laodiceanos, perdido a comunhão com Cristo.2 

A publicadora Sacred Songs publicou o hino de Carmichael como solo avulso em 1958. Conseguiu direitos autorais do arranjo congregacional de Carmichael em 1966. Este arranjo apareceu pela primeira vez no hinário Hymns of glorious praise (Hinos de louvor glorioso, n.218), em 1969. Este lindo hino de convite, traduzido para muitas línguas, tem sido difundido ao redor do mundo.

A versão do hino em português, feita por dois consagrados músicos batistas, Almir Rosa e Joan Larie Sutton, foi publicada na muito conhecida coletânea SoMaior, em 1976. A JUERP publicou esta versão com o arranjo original para solo de Carmichael na coletânea Vinde, cantai! em 1980. O HCC apresenta o hino, com seu arranjo congregacional, como se acha no Baptist hymnal (Hinário Batista) de 1975.

(Ver dados de Almir Rosa no HCC 110 e de Joan Larie Sutton no HCC 25).

Ralph Richard Carmichael nasceu em Quincy, Estado de Illinois, em 27 de maio de 1927, filho de pastor. Seus incomuns dotes musicais se tornaram muito aparentes desde cedo. Começou a estudar violino aos quatro anos. Em 1946, durante seus estudos na Faculdade da Califórnia do Sul em Costa Mesa, tornou-se diretor de música da Assembléia Calvário, em Inglewood. Em 1949 começou a dirigir o programa A hora cristã do campus, numa emissora de televisão em Pasadena. Este programa, que destacou cantores e instrumentalistas entre os alunos, ganhou o prestigioso prêmio “Emmy” da TV. Criou um conjunto de 16 trombones que, em harmonia nova e provocante, apresentava concertos entre as igrejas.

Em 1950, Carmichael, sempre criando novos acordes harmonias e rítmos, gravou seu primeiro disco sacro. Em 1951, começou uma longa cooperação com Billy Graham, preparando a orquestração para o filme Mr. Texas. Em seguida, orquestrou outros filmes para Graham que rodearam o globo. O filme A terra de Deus, que ele orquestrou, andou pelo Brasil todo, com a voz do muito conhecido pastor batista, conferencista e cantor Ivênio dos Santos.

Foi nos anos cinqüenta que Carmichael serviu como ministro de música da Igreja Batista Temple. Sempre expandindo suas atividades musicais, em 1963, Carmichael estabeleceu a publicadora Lexicon Music, que desde então tem tido crescimento fenomenal. Sua gravadora Light Recordsnasceu em 1967.

Seus arranjos orquestrais de hinos marcaram época. Além de compor cantatas, com Kurt Kaiser (ver HCC 168) escreveu uma série de musicals (ver HCC 226) no estilo jovem. Seu coro e orquestra têm gravado com famosos solistas evangélicos. Publicou o hinário The new church hymnal (O novo hinário para a igreja) em 1976. Não é exagero dizer que Carmichael é um dos gênios da música evangélica dos nossos dias.

Carmichael é autor de mais de 200 hinos e cânticos em muitos estilos, muitos dos quais são conhecidos no Brasil. O Hinário para o culto cristão inclui, além deste, o hino Cristo te estende a sua forte mão (352) e o cântico de oração, Ao orarmos, Senhor (374).

A linda e atual melodia CARMICHAEL cria uma atmosfera muito propensa para ajudar o não crente ou o crente fora da comunhão com Cristo a responder à sua chamada. É uma das razões por que este hino se difundiu em todas as partes do mundo. A comissão coordenadora do Baptist hymnal (Hinário Batista) de 1975 deu o nome à melodia em homenagem do seu autor-compositor.

1. DIVINE, Ann. The Savior is waiting. Em: HUSTAD, Donald P. The worshiping church. Worship leader’s edition, Carol Stream, IL: 1990. n.446.

2. Ver DIVINE, Ibid.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *