HCC 254 – Cristo, só Cristo!
História
254. Cristo, só Cristo!
Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10.10).
MYLON R. LeFevre nasceu em Atlanta, Estado de Georgia, em 6 de outubro de 1944. Seus pais, Urias e Eva Mae LeFevre são muito conhecidos como gospel singers (cantores gospel, ver HCC 137).
“Nunca conheci outra coisa senão a música”, diz Mylon. “A minha carreira começou quando cresci o bastante para ficar de pé no banquinho do piano e alcançar o microfone.”1
Aos 12 anos Mylon gravou seu primeiro disco. Aos 18, escreveu Cristo, só Cristo!. Outras músicas e gravações se seguiram. LeFevre estudou na Universidade (Evangélica) Bob Jones e na Faculdade Bíblica da Costa Pacífica. Diferenças quanto ao estilo de vida e música o separaram da sua família, e Mylon, rico por causa das suas publicações e gravações, seguiu seu próprio caminho. Fundou uma banda de rock.
Fomos uma banda de Rock ‘n’ Roll que cria que Jesus era o Filho de Deus, mas não sabíamos o que fazer sobre isso. (…) Fumamos marijuana. Naturalmente, com o tempo o evangelho foi superado pelo Rock ‘n’ Roll. Afastei-me da minha família e da minha igreja.2
Mylon começou a unir-se com outras famosas bandas de rock.Entrou completamente no mundo das drogas. Chegou ao ponto de ficar drogado 24 horas por dia.
A volta para sua família, sua fé e sua música deu-se aos poucos. Em 1974, seu vício, a dependência da heroina, foi superada. Em abril de 1980, reconsagrou sua vida a Cristo e em novembro de 1981 foi ordenado ministro e ancião na Igreja de Deus Monte Puran, em Atlanta.3
A música produzida por Mylon LeFevre e seu grupo Broken heart(Coração quebrantado) é muito contemporânea e cria muita polêmica. Sobre sua música LeFevre declara:
“Celebramos Cristo porque é assim que sinto e é isso que ele tem feito por mim. Agora não estou morrendo.”4
Mylon crê que “pelo fruto se conhece a árvore” (Mateus 12.33). Testifica:
“Há 52.000 pessoas que assinaram uma ficha que diz, ‘Hoje à noite, pela primeira vez compreendo quem é Jesus, e como ele age. Quero que ele seja o meu Senhor.’ (…) Creio que estamos trazendo vida aos corações das pessoas”.5
A habilíssima missionária Joan Larie Sutton traduziu este hino para o português em 1980 e a JUERP publicou-o na coletânea Vinde, cantai! sob o título Sem ele. É um excelente hino de testemunho e apelo.
O nome da melodia WITHOUT HIM (Sem ele) reflete o título e a frase muito repetida do hino no original.
1. STYLL, John. Mylon LeFefre, the solid rocker. Em: The heart of the matter – the CCM interviews. v.1, Nashville, TN: Star Song Communications, 1991. mar/1986, cap.7, p.76.
2. LEFEVRE. In: Ibid., p.78.
3. REYNOLDS, William J. Mylon R. LeFevre. Em: FORBIS, Wesley L., ed. Handbook to The Baptist hymnal. Nashville, TN: Convention Press, 1992. p.87.
4. STYLL. Op.cit., p.82.
5. Ibid.