HCC 241 – Aceita, agora, Senhor, meu Deus
História
241. Aceita, agora, Senhor, meu Deus
JILTON MORAES DE CASTRO, autor desta comovente oração de dedicação de bens, nos dá a sua história:
Eu estava pastoreando na cidade de Teresina, capital do Piauí, no início de 1984, quando senti a necessidade de escrever uma letra para um hino a ser cantado nos momentos de dedicação dos bens. Era a primeira letra que eu escrevia.
Não tendo um compositor com quem pudesse me associar, decidi que usaria a música do hino, Perto, mais perto, de Lelia Naylor Morris. Foi com essa música que o hino foi cantado inicialmente. Quando eu me transferi para a cidade do Recife e conheci Ralph Manuel, pedi-lhe que preparasse uma música para a letra de dedicação de bens.
Finalmente, a música foi composta [em 1988] e o hino começou a ser cantado com a melodia DEDICAÇÃO, de Ralph Manuel.
O Dr. Werner Kaschel trabalhou revisando esta letra e melhorando o texto para o seu aproveitamento no HCC. A segunda estrofe é completamente de sua autoria.1
(Ver os dados biográficos de Jilton Moraes no HCC 69 e de Werner Kaschel no HCC 38)
O compositor explica que o nome da melodia, DEDICAÇÃO, “que expressa bem o espírito do hino, vem do seu título original, Dedicação dos bens”2 (Ver dados de Ralph Manuel no HCC 23).
A melodia MORRIS (HCC 574), mencionada na história do pr. Jilton, pode ser usada como melodia alternativa para este hino.
1. CASTRO, Jilton Moraes de. Carta à autora em 24 de julho de 1991.
2. MANUEL, Ralph. Carta à autora em 20 de maio de 1992.