HCC 234 – Pai celeste, Deus bendito

História

234. Pai celeste, Deus bendito

Não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno” (Hebreus 4.15,16).

HÁ ALGUM OUTRO privilégio que nós, os filhos de Deus, temos mais precioso que o da oração? Quantas vezes em nossas vidas nós nos achamos prostrados diante do nosso bondoso Pai, expondo a ele as nossas petições? Quantas vezes voltamos para agradecer a ele porque ele, no seu amor, na sua graça e misericórdia, nos ouviu? Quantas vezes confessamos os nossos pecados a ele, e nos levantamos certos de que ele nos perdoou? Aqui está uma oração para a igreja toda cantar a uma só voz.

O rev. Raphael Camacho Pages (1900-1969), por muitos anos pastor da Igreja Presbiteriana Conservadora no Rio de Janeiro, escreveu esta sincera oração. Certamente a escreveu para a sua igreja, para que sua congregação pudesse cantá-la, levantando a voz unida em oração. Apareceu no Cantor cristão (165) com uma melodia alemã, e no hinário Aleluias! com uma melodia (adaptada) de Silas Vail.

A métrica deste hino é 8.7.8.7.D., como corrigida nas edições mais recentes do Hinário para o culto cristão.1

Convencida da importância desta mensagem, a Comissão Coordenadora do Hinário para o culto cristão pediu à Subcomissão de Música uma nova melodia para ela. Uma melodia muito simples e muito cantável, de um compositor desconhecido foi escolhida. Apropriadamente, seu nome é CONSTANCY (constância ou perserverança). Devemos ser constantes em orar ao nosso Deus fiel. O estilo da melodia faz-nos pensar nas lindas melodias suecas. Recomenda-mo-la, com muita alegria, para a hora de petição, contrição ou intercessão em nossos cultos.

1. Dados atualizados por Leila Gusmão, supervisora do HCC Digital em 4 de abril de 2005.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *