HCC 217 – É a Bíblia a nossa luz
História
217. É a Bíblia a nossa luz
“E temos ainda mais firme a palavra profética (….) como a uma candeia que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça e a estrela da alva surja em vossos corações” (2Pedro 1.19).
ESTE SINGELO HINO foi escrito especialmente para o Hinário para o culto cristão pelo teólogo Werner Kaschel, membro da Subcomissão de Textos. A comissão do hinário queria um bom número de hinos sobre a Palavra de Deus. Por ser ilustre estudioso da Bíblia e membro da equipe que traduziu A Bíblia na Linguagem de Hoje, este servo de Deus vive com este assunto bem perto do seu coração (Ver dados de Kaschel no HCC 38).
Sugere-se, ao ensinar este hino à igreja, chamar atenção antes, a todas as suas declarações sobre a Palavra. As respostas poderiam vir da congregação. Este hino é excelente para o coro ou conjunto de crianças, como também em suas classes da Escola Bíblica Dominical. Seria maravilhoso que elas decorassem sua mensagem. Sua melodia é simples, e de uma tessitura bem dentro do seu alcance.
O compositor e publicador William Batchelder Bradbury compôs esta melodia em 1858, dando-a o nome de ALETTA. Publicou-a no seu hinário The jubilee (O jubileu) em 1858. Desde então, por causa da sua singela beleza, foi incluída em muitos hinários ao redor do globo, adaptada a diversos textos (Ver dados no HCC 173 deste homem de destaque, que convidou a célebre poetisa cega Fanny Crosby a se dedicar à hinódia, e foi um dos seus melhores parceiros).