HCC 213 – Oh, vive em mim, Consolador!

História

213. Oh, vive em mim, Consolador!

A LETRA DESTE HINO é uma outra versão do hino de Edwin Hatch, Breathe on me, breath of God (Sopra sobre mim, sopro de Deus). Veja as informações sobre este hino e seu autor no número 207 destas Notas históricas do Hinário para o culto cristão.

Baylus Benjamin McKinney, hinista batista de destaque, autor e compositor de aproximadamente 150 hinos, adaptou a mensagem e a métrica do hino de Hatch em 1937, dando ao hino um novo título, acrescentando um estribilho e compondo uma nova música para ele. Temos, assim o hino escolhido para o Hinário para o culto cristão, Holy Spirit, breathe on me (Santo Espírito, sopra sobre mim), que apareceu pela primeira vez no hinário Songs of victory (Hinos de vitória), do qual McKinney era o editor (Ver dados biográficos de McKinney no HCC 64).

TRUETT, o nome escolhido para a melodia de McKinney, homenageia o Dr. George W. Truett (1867-1944), pastor da Primeira Igreja Batista de Dallas, Estado de Texas, por 47 anos, e um dos mais destacados pregadores da sua época. Uma das citações pelas quais Truett era conhecido foi:

“Conhecer a vontade de Deus é o maior conhecimento e fazer a vontade de Deus é o maior empreendimento”.1

Por incumbência da Subcomissão de Textos do HCC, O Dr. Werner Kaschel habilmente traduziu o hino de McKinney em 1989 (Ver dados do tradutor no HCC 38).

1. REYNOLDS, William J. Companion to Baptist hymnal. Nashville, TN: Broadman Press, 1976. p.89.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *