HCC 210 – Eu os guiarei ao lar

História

 210. Eu os guiarei ao lar

Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus” (Romanos 8.14).

O AUTOR, Marcus M. Wells esclarece como surgiu o seu único hino:

Num sábado à tarde, em outubro de 1858, enquanto trabalhava na minha roça de milho, o âmago deste hino chegou a mim. No dia seguinte, o domingo, um dia de muita tempestade, terminei o hino, escrevi a melodia e, depois, mandei-o ao publicador I. B. Woodbury.1

O hino foi publicado no mês de novembro no periódico mensal de Woodbury e Main, o New York musical pioneer (Pioneiro musical de Nova Iorque). Em seguida, foi incluído em várias coletâneas americanas e inglesas, inclusive Sacred songs and solos (Cânticos e solos sacros) de Ira D. Sankey.

Marcus Morris Wells nasceu em Otsego, Estado de Nova Iorque, em 2 de outubro de 1815. Viveu naquele estado durante toda a sua vida. Na sua juventude converteu-se numa congregação em Búffalo. Passou a maior parte da sua vida na sua fazenda perto de Hardwick, onde também produziu máquinas e implementos para a agricultura até seu falecimento em 2 de outubro de 1895.

A melodia escolhida pela Comissão do Hináriopara o culto cristão para este hino sobre o Espírito Santo é uma das mais lindas melodias inglesas: EVERLASTING LOVE (Amor perene) foi escrita por James Mountain para o hino Loved with everlasting love (Amado com amor perene) e publicada na sua coletânea Hymns of consecration and faith, (Hinos de consagração e fé), publicado em 1876.

James Mountain (1844-1933), nascido em Leeds do condado de York, na Inglaterra, estudou para o ministério pastoral em três faculdades. Ordenado ao ministério Anglicano, tornou-se pastor em Great Marlow, do condado de Buckingham. Problemas sérios de saúde causaram sua renúncia deste pastorado. Viajou para a Europa, onde fez mais estudos em teologia. Mountain foi fortemente influenciado pela visita dos famosos evangelistas Dwight L. Moody e Ira D. Sankey, no início dos anos 1870. Assim, dedicou sua vida ao evangelismo na Grã Bretanha e mundialmente de 1874 a 1879. Pastoreou a igreja da célebre Condessa de Huntington, em Tunbridge Wells, de 1889 a 1897. Tornando-se batista, Mountain fundou uma igreja batista naquela cidade, servindo como seu pastor até se aposentar.

Mountain escreveu muitos livros e artigos religiosos e um bom número de textos de hinos, mas é mais conhecido pelas suas melodias. Sua coletânea Hymns of consecration and faith mostra a influência de Moody e Sankey.

O teólogo Werner Kaschel, como membro da Subcomissão de Textos do HCC, conhecia a necessidade de bons hinos sobre o Espírito Santo no hinário. Com seu profundo conhecimento das Escrituras, traduziu este hino em 1990 e escreveu o hino Santo Espírito divino, um estudo detalhado sobre o Espírito (HCC 206). (Ver dados do tradutor em HCC 55).

1. WELLS, Marcus M. Em: REYNOLDS, William Jenson. Hymns of our faith – a handbook for the Baptist hymnal. Nashville, TN: Broadman Press, 1964. p.68.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *