HCC 203 – Cristo é meu Senhor

História

203. Cristo é meu Senhor

Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu, e Deus meu!” (João 20.28).

Jesus Cristo é Senhor!”

Esta declaração, muitas vezes feita no batismo de crentes nos primórdios da história da nossa fé, trazia consigo o perigo de morte. A gravidade das circunstâncias cercando estas confissões mostra como é superficial o nosso uso delas hoje em dia, em camisetas e adesivos para carros. Esta declaração nos traz pouco perigo, atualmente. Pode até suscitar algum comentário crítico, mas não nos põe em perigo de vida; ao contrário, pode inspirar alguma pergunta que resultará numa oportunidade para dar testemunho do nosso Senhor

Que quer dizer: “Cristo é meu Senhor”? Significa “proclamar que Cristo é meu Senhor e professar que nosso relacionamento com Deus é o fator determinante de como vivemos”.1 A marca de maturidade cristã é o relacionamento estreito entre “Jesus é meu Salvador” e “Jesus Cristo é meu Senhor”.

Este texto começa por declarar que Cristo Jesus é tanto Mestre como Senhor da minha vida.

Ao dizer “minha esperança, meu Rei e Salvador”, tudo o que tenho e sou, este hino faz declarações muito pessoais! Devem ser cantadas com muita cautela e exame pessoal! A segunda estrofe realça que Jesus é meu Redentor, Caminho, Verdade, Luz, Vida, Poder e Amor, que são, todas elas, declarações bíblicas. A terceira estrofe faz um convite comovente: “Se te entregares a Cristo, para lhe obedecer e servir, terás alegrias sem par”.

Mateus 7.21 diz:

Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.

Cristo é realmente Senhor da nossa vida? O discípulo Tomé o chamou Mestre durante três anos, mas foi ao colocar sua mão nos cravos das mãos, e na ferida no lado de Jesus Cristo ressurreto, que ele declarou: “Senhor meu, e Deus meu”. Que nossa declaração seja igualmente sincera!

O ensino do senhorio de Cristo tornou-se uma realidade na vida do autor e compositor deste hino, D. LeRoy McClard, pela primeira vez numa aula de Novo Testamento, ensinada pelo Dr. Jack McGorman no Seminário Teológico Batista do Sudoeste (Fort Worth, Texas, EUA), em 1948. Aquela experiência marcou muito a sua vida.

No verão de 1965, McClard dirigiu a música para a Conferência dos Jovens dos Batistas do Sul, em Glorieta, Estado de Novo México. O tema da conferência foi Cristo é Senhor. Durante a conferência toda, McClard sentiu demais a falta de um hino neste assunto que os jovens pudessem cantar. Depois da sua volta ao lar, continuou a refletir sobre a conferência, e a necessidade de um hino com esta mensagem. Sentou-se ao piano e começou a compor um cântico sobre o conceito que Cristo é meu Senhor. Enquanto trabalhava com a idéia, o cântico cresceu e se desenvolveu no hino que agora conhecemos. McClard relembra que o texto, a estrutura, e a música vieram a ele muito rápido. Atribui este fato ao seuinteresse duradouro no conceito do senhorio de Cristo desde aquela matéria de MacGorman em 1948.2

O hino foi publicado pela primeira vez no hinário Songs of salvation n.3 (Cânticos de salvação, n.3) por Broadman Press em 1966. McClard escolheu o nome LORDSHIP OF CHRIST (Senhorio de Cristo) para esta linda melodia, enfatizando a sua mensagem central.

A primorosa tradução deste hino foi feita pela missionária Joan Larie Sutton, coordenadora da Comissão do Hinário para o culto cristão, em março de 1987. É uma das suas 47 contribuições valiosas ao hinário. (Ver dados de D. Joana no HCC 25)

D. LeRoy McClard nasceu em Cape Girardeau, Estado de Missouri, em 18 de março de 1926. Convertido e batizado aos nove anos, entregou a sua vida a Deus para o ministério em 1948. Bacharelou-se em música na Universidade Batista de Oklahoma e fez o bacharel de música sacra no Seminário de Fort Worth, Estado de Texas. Serviu como ministro de música em igrejas nos Estados de Texas, Oklahoma e Arkansas. Foi Diretor musical das Convenções dos Estados de Arkansas (1955 a 1963) e Illinois (1964 a 1966). Assumiu cargos de muita responsabilidade no Departamento de música sacra da Junta de Escolas Dominicais da Convenção Batista do Sul em Nashville, de 1963 a 1991. Foi relator de uma subcomissão e membro de outras de Baptist hymnal (Hinário Batista) de 1975 e The Baptist hymnal (O hinário Batista) de 1991. Aposentado, mora em Franklin, Estado de Tennessee.

McClard é autor-compositor de vários hinos e peças corais. O mais significativo, de acordo com ele, é esse.

1. RICHARDSON, Paul A. Jesus is Lord of all. Nashville, TN: The Church Musician, Hymn of the Month, p.14.

2. Ibid.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *