HCC 202 – Ele é meu e teu Senhor

História

202. Ele é meu e teu Senhor

Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação” (Romanos 10.9-10).

O Senhor preserva todos os que o amam” (Salmo 145.20).

JUDY WARD escreveu a letra e melodia deste hino como parte do seu primeiro testemunho público na sua igreja, em 1978. Submetendo o hino a um concurso da Broadman Press, Judy obteve o 1º. lugar entre 3.000 participantes, recebendo 500 dólares e tendo o hino publicado.

Judy Godsey Ward nasceu em Norfolk, Estado de Virgínia, EUA, em 25 de janeiro de 1945. Cresceu na pequena Ilha de Gwinn, na baía Chesapeake do mesmo Estado, onde assistia aos cultos da Igreja Batista desde a infância. Entretanto, foi com a morte do seu pai em 1977, que Judy aceitou a Cristo pessoalmente. Agora ensina na EBD e canta no coro da sua igreja. Judy bacharelou-se em biologia e química na Faculdade Lynchburg no seu Estado natal, e ensinou ciências no oitavo ano do primeiro grau por dois anos.

Seus dons e seu amor pela música a levaram a se tornar uma musicista profissional. Com seu parceiro, canta e toca o violão em restaurantes. Escrevem muitas músicas sacras e seculares juntos e gravaram um disco. Embora este seja o único hino de Judy publicado internacionalmente, ela já escreveu mais de 300 cânticos e diversos dramas. Um desses dramas foi executado na sua cidade, Matthews, por ocasião do bicentenário da cidade. Judy serve à sua comunidade como técnica na equipe para emergências médicas e ganha um dinheiro a mais como pintora de casas, de tempo parcial.

A Subcomissão de Música do HCC deu o nome WARD à melodia em homenagem à autora.

A tradução deste hino foi feita pela dedicada missionária e musicista Joan Larie Sutton em cerca de 1982. (Ver HCC 25)

David Lynn Danner fez o arranjo deste hino cativante para sua primeira coletânea de antemas corais e arranjos, He is Lord (Ele é Senhor), publicado por Broadman Press em 1979.

Danner nasceu em Tulsa, Estado de Oklahoma, EUA em 8 de agosto de 1951. Bacharelou-se em educação musical pela Universidade Central do Estado de Oklahoma, em 1973, e fez o mestrado na mesma área da Faculdade George Peabody para Educadores (agora parte da Universidade Vanderbilt) em 1978. Desde 1973 serviu em várias funções em relação à música com a Junta das Escolas Dominicais da Convenção Batista do Sul. Em 1987 tornou-se gerente de produções e, depois, editor artístico (design) do grupo de Música Genevox, publicadora relacionada com a Junta. Danner foi também compositor, arranjador e regente independente. Até 1991 já tinha publicado, por editores de renome, mais de 120 composições e arranjos para coros e grupos instrumentais. Seu comovente drama musical para a ressurreição, Pela manhã vem a alegria, originalmente publicado em 1981, e, quatro anos mais tarde, pela JUERP, foi uma grande bênção em todo o Brasil. No prefácio deste drama Danner conta:

Ao compor esta obra, (…) encontrei, como Pedro, uma nova compreensão do magnífico plano de Deus, da vida que primeiro apareceu numa manjedoura, depois numa cruz, mas que realmente começou com uma tumba vazia.1

Danner também compôs a cantata Louvai!, publicada pela JUERP, em 1987. Com a tradução de Joan Larie Sutton, o Coro do Instituto Batista de Educação Religiosa (IBER) apresentou em 1ª audição, sob a regência da profª. Magali Cunha em junho de 1987, no Auditório Love do Colégio Batista Shepard, antes da publicação.2 Na introdução desta obra, Danner escreveu estas importantes palavras aos coristas que a cantariam:

Enquanto você cantar estas músicas, pense em quem Deus realmente é. É ele simplesmente uma figura distante sobre a qual cantamos e a quem oramos levianamente, ou é ele o maravilhoso Salvador que tanto nos amou, que deixou tudo o que tinha por causa dos nossos pecados? Estas são as questões para pensar enquanto você canta.3

Outros antemas corais de Danner foram publicados em Coral sinfônico, v.III, e na revista Louvor. Foi membro da Comissão de The Baptist hymnal (O hinário Batista) de 1991.

Danner e sua esposa, Judith Dunn Danner, tiveram duas filhas, Dianne e Denise. Este destacado músico batista faleceu em sua casa em Nashville, Estado de Tennessee, em 13 de fevereiro de 1993, vítima de problemas cardíacos. Nas palavras de Jean Charles de Oliveira, redator da revista Louvor, em 1993, “sua vida está apenas começando”.4

1. DANNER, David. Pela manhã vem alegria, Prefácio. Em: Notas e notícias, Louvor, Ano 16, v.2, n.55, Rio de Janeiro: JUERP, 1993. p.15.

2. CUNHA, Magali. Carta à autora em 1993.

3. DANNER, David. Louvai!, Rio de Janeiro: JUERP, 1987.Introdução.

4. Notas e notícias. Louvor, Ano16, v.2 – n.55, Rio de Janeiro: JUERP, 1993. p.15.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *