HCC 196 – Oh, momento glorioso!

História

196. Oh, momento glorioso!

E tocou o sétimo anjo a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: O reino do mundo passou a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e ele reinará pelos séculos dos séculos” (Apocalipse 11.15).

APOCALIPSE 11.15 é a base para este hino escrito por Thomas Kelly, intitulado O segundo Advento.

É um grito de exultação, no momento que o poeta vê na sua imaginação as glórias inefáveis que acompanham a volta de Cristo, o contraste entre seu sofrimento no primeiro advento e seu esplendor celestial anjos e santos adorando, a entronização, sua coroação, a música, a aclamação.1

Oh, momento glorioso apareceu na 3a edição do Hymns on various passages of scripture (Hinos baseados em várias passagens das escrituras), publicada por Kelly em 1809. Julian declara que este hino de Kelly (e outros mencionados) “se classificam entre os primeiros hinos da língua inglesa”.2 Foi incluído na primeira coletânea dos Batistas do Sul dos Estados Unidos The Baptist psalmody (A salmódia Batista), de 1850.

O compositor e publicador George Coles Stebbins fez um arranjo duma melodia de um compositor desconhecido para esta poderosa mensagem. Esta versão foi incluída na coletânea de Sankey, Sacred songs and solos (Cânticos e solos sacros), de 1881, e em subseqüentes edições. É esta a música usada no Cantor cristão e no Hinário para o culto cristão.

O nome da melodia, CROWN HIM (Coroai-o), provém das palavras muito repetidas no original, âmago da mensagem do hino. (Ver dados biográficos sobre Stebbins no HCC 32)

Este é um dos oito hinos do Hinário para o culto cristão para os quais a Subcomissão de Textos fez uma nova tradução. Incluiu as primeiras três estrofes do hino de Kelly na tradução feita em 1990. (Ver dados da Comissão no HCC 4)

Thomas Kelly (1769-1855) nasceu em Stradbally, no condado de Queens, na Irlanda, filho de um juiz. Formou-se em Direito, pela Faculdade Trinity, de Dublin, Capital, com a intenção de seguir a profissão do pai. Entretanto, Kelly teve uma experiência espiritual muito marcante. Sentindo-se chamado para o ministério, foi ordenado pela Igreja Episcopal Irlandesa em 1792.

Por causa das suas fervorosas pregações evangélicas em Dublin, especialmente sobre o assunto da justificação pela fé, o Bispo de Dublin lhe proibiu de pregar naquela cidade. Kelly deixou a Igreja Episcopal e trabalhou independentemente com muito sucesso.

Foi um estudioso assíduo das Escrituras, erudito em línguas clássicas e orientais. Pregador esplêndido e homem de posses, Kelly construiu muitas igrejas e contribuiu muito para os necessitados, especialmente durante o ano de 1847, quando a fome assolou o país, causando uma calamidade nacional. Foi muito amado. O hinólogo Miller descreveu-o como um homem íntegro e piedoso, de uma disposição amável.

Sr. Kelly tornou-se amigo de bons homens, e defensor de todas as causas benevolentes e religiosas de mérito. Foi admirado por seu zelo e sua humildade; e sua liberalidade achou escopo amplo na Irlanda, especialmente durante o ano de fome.3

Homem de considerável talento musical, Kelly teve muito sucesso como hinista. O ilustre hinólogo Erik Routley disse que

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *