HCC 163 – Todo coração procura
História
163. Todo coração procura
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas“
(Mateus 11.27-28).
O MISSIONÁRIO Henry Maxwell Wright foi um evangelista de muito sucesso. Trabalhou, com magníficos resultados, para ganhar almas em muitos países do mundo, num tempo em que as viagens eram longas e difíceis: Inglaterra, Escócia, Portugal (onde nasceu), os Açores e, extensivamente, Brasil.
Durante suas quatro longas viagens evangelísticas a este país, trabalhou no Norte, de Belém a Santarém; no Nordeste, em Pernambuco e Bahia; no Sudeste, no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, e até no Paraná, no Sul. Wright não fez tudo isso sem dificuldades. Contraiu impaludismo em Pernambuco, e passou diversos anos muito doente. Passou um período de cinco anos na Inglaterra, onde sofreu nove intervenções cirúrgicas. “Hinólogo dos mais expressivos”,1 escreveu perto de 200 hinos e coros.
Podemos imaginá-lo, depois de mais uma dolorosa operação, com sua Bíblia aberta, em oração com seu Salvador. Certamente, foi num tempo como este, em 1901, que Deus lhe deu este hino de devoção,
Mas descanso verdadeiro
só Jesus me pode dar,
Wright declara, e mais:
Cristo sempre, e tão somente
Cristo, meu Pastor e Rei,
meu abrigo, meu amigo,
vida nova em ti achei.
Ao recuperar-se, em 1914, Wright voltou ao Brasil para mais uma frutífera campanha evangelística,
“com auditórios transbordantes e marcado proveito espiritual”.2 (Ver HCC 1).
Rafael D. Grullón (1933- ), nascido em São Domingos, Capital da República Dominicana, é contador público autorizado e gerente administrativo. No entanto, dedica boa parte de seu tempo e esforço às suas atividades como membro da Igreja Metodista Livre. É auxiliar do seu pastor. É Presidente da Comissão Nacional de Ministérios Especiais da sua denominação, atividade que abrange a música. Organizou e dirige a Agrupación coral Arpa evangélica (Grupo coral Harpa evangélica) desde 1968, que tem feito diversas viagens a outros países. Já escreveu mais de duzentos hinos e cânticos espirituais.
Grullón compôs a melodia INMOLADO para sua letra Jesucristo fue inmolado (Jesus Cristo foi imolado) em 1960, próximo à Semana Santa, época do ano que muito o inspira a escrever hinos.
A música de Grullón é, reconhecidamente, mais apropriada para coro. Assim, o arranjo congregacional foi feito em 1977 pelo músico norte americano Hermon Warford, Junior (1932- ), professor e técnico de piano e pianista na sua igreja batista.
Warford contribuiu com quatro arranjos para o Himnário Bautista, publicado em 1978 pela Casa Bautista de Publicaciones para as igrejas de fala castelhana na América Latina. Algumas alterações foram feitas no arranjo de Warford para o Hinário para o culto cristão.
1. BRAGA, Henriqueta Rosa Fernandes. Música sacra evangélica no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos Editora, 1960. p.233.
2. Ibid.