HCC 162 – Cristo, amigo das crianças

História

162. Cristo, amigo das crianças

Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus” (Marcos 10.14).

O AUTOR Walter John Mathams compôs este hino para o hinário Psalms and hymns for church and home (Salmos e hinos para a igreja e o lar) publicado pela União Batista da Grã-Bretanha em 1882. Foi colocado na seção Deus-Filho, Amigo no Hinário para o culto cristão, mas serve bem para o Dia das crianças e para ensinar às crianças na EBD.

Na Igreja Batista do Lago Norte, em Brasília, DF, e provavelmente em outras igrejas, há participação de famílias da igreja durante o mês de maio, o Mês do lar nas igrejas batistas brasileiras. Este hino seria uma ótima escolha para uma família com crianças menores cantar.

Walter John Mathams (1853-1931), nascido em Bermondsey, bairro de Londres, tornou-se marinheiro muito cedo na vida. Teve uma carreira de muitas aventuras, inclusive a participação na corrida ao garimpo do Alasca. Depois de voltar pela Terra Santa em uma das suas viagens, resolveu estudar para o ministério pastoral. Formou-se pela Faculdade Regent’s Park e aceitou o pastorado da Igreja Batista de Preston, condado de Lancashire. Por causa da sua saúde, em 1879 viajou para a Austrália e outros países. Depois de quatro anos, voltando à sua terra natal, pastoreou mais duas igrejas. Ainda serviu como capelão nas forças inglesas no Egito, onde seus marcantes dons no trabalho com homens se manifestaram. Depois de mais dois pastorados, aposentou-se em 1919. Mathams era um pregador excepcional. Escreveu diversos livros muito difundidos e muitos hinos. Publicou At Jesus’ feet (Aos pés de Jesus), um pequeno volume de hinos e poemas em 1876.

A tradutora da primeira estrofe deste hino, a talentosamissionária Edith Caroline Ayers Allen, nasceu nacidade de Fort Smith, Estado de Arkansas, EUA, em 10 de dezembro de 1892. Bacharelou-se em Música e Artes pela Faculdade Converse, em Spartanburg no seu Estado natal, em 1916. Ainda fez o Curso Normal da Faculdade do Estado de Arkansas, e a Escola de Treinamento da União Missionária Feminina (hoje, Escola Carver de Missões e Serviço Social), de 1919 a 1921.

Antes de ser comissionada como missionária da Junta de Richmond, em 6 de setembro de 1921, D. Edith serviu como obreira educacional da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Lá conheceu o missionário, o pr. William Edison Allen, professor (mais tarde, diretor) do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Foram casados em 19 de junho de 1922 pelo pr. F.F. Soren.

Esta dedicada missionária teve uma longa folha de serviço ao Senhor. Foi uma amada professora de religião no Colégio Batista Shephard, e no Instituto de Treinamento Cristão [ITC, depois, Instituto Batista de Educação Religiosa (IBER) e hoje CIEM – Centro Integrado de Educação e Missões] e nos treze anos antes de se aposentar, dirigiu o Departamento bíblico da instituição.

Esta professora também era escritora. Compilou e traduziu livros, textos para as matérias que ensinou, especialmente na área do Antigo Testamento e arqueologia. Mapas e mostruários preparados por ela continuam a ser apreciados pelas alunas e pelos visitantes no IBER.

Contribuiu para O Jornal Batista com uma coluna sobre notícias internacionais além de editar a página da União Feminina Missionária, à qual serviu como presidente e secretária-correspondente no então Distrito Federal (RJ) por muitos anos. D. Edith ainda escreveu um livro para o estudo sobre missões, Keys to Brasil, (Chaves para o Brasil), publicado pela Broadman Press, em 1951.

Exímia musicista, D. Edith preparou duas excelentes coletâneas para crianças. Além da A palavra cantada, (1940 – Casa Publicadora Batista) ainda compilou Cânticos para crianças, 1ª edição, sem data e 2ª edição com 162 hinos, também publicada pela CPB, em 1943. Estas coletâneas continuam a fornecer cânticos que são usados nas Escolas Bíblicas Dominicais em todo o Brasil. D. Edith também foi a organista da Igreja Batista Itacuruçá, RJ, por muitos anos.

Sempre se aprimorando nos estudos para melhor servir ao Senhor, D. Edith fez Mestrado pelo Seminário Teológico Batista do Sul, em Louisville, KY, terminando em 1945.

As palavras do pr. Daniel Soares dos Reis mostram algo deste casal:

“Como amavam o Brasil! Foram 40 anos de dedicação à denominação Batista”.1 

Depois de aposentar-se em 1962, o casal Allen residiu em Wingate, Carolina do Norte. D. Edith descansou no Senhor em 9 de junho de 1979, aos 87 anos e o seu companheiro no serviço do Senhor, o Dr. William Edison Allen, em 5 de junho de 1985, aos 93 anos.

A segunda estrofe deste singelo hino foi publicada na coletânea Canticos de salvação para crianças, v.I, em 1942. As traduções desta coletânea foram feitas por Maria Olinda Siqueira e pelo Dr. Antônio Almeida (ver HCC 118).

Estas duas versões foram adaptadas na coletânea Coros juvenis, publicada pela Casa Publicadora Batista (JUERP) em 1966 e unidas à música de Alta C. Faircloth.

A compositora Alta Cook Faircloth nasceu em Valley Mills, Estado de Texas, EUA, em 8 de novembro de 1911. Bacharelou-se pela Faculdade de Louisiana e lecionou em escolas públicas por alguns anos. Assumiu então o cargo de assistente do diretor e supervisora de música do Lar Batista de Louisiana, em Monroe. Durante aquele tempo, serviu como regente e acompanhadora de coros, na comunidade e também na Igreja Batista College Place.

D. Alta começou a trabalhar com o Departamento de Música Sacra da Junta Batista de Escolas Dominicais em 1951. Lá fez um significativo trabalho editorial nas publicações musicais do departamento até sua aposentadoria em 1976. Compositora de numerosos hinos e antemas corais, a sra. Faircloth também compilou e arranjou três coletâneas para vozes femininas. Serviu na comissão editorial dos notáveis hinários Baptist hymnal (Hinário Batista) dos anos 1956 e 1975 e Christian praise (Louvor cristão – 1964).

1. REIS, Daniel Soares dos. Pastor William Edison Allen e D. Edith Ayers Allen, O Jornal Batista. 1985.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *