HCC 160 – Um bom amigo e fiel achei
História
160. Um bom amigo e fiel achei
JACK P. SCHOLFIELD, compositor e autor das estrofes 1 a 3 deste alegre hino, contou a sua história. Foi escrito em 1911, durante uma conferência evangelística onde Scholfield ajudava o Dr. Mordecai F. Ham como musicista.
“A melodia simplesmente veio a mim, quase como se fosse um presente. Procurei então escrever uma letra apropriada à música.”1
O hino foi muito popular desde o começo. Publicado pela primeira vez no hinário New evangel (Novo evangelho), no Estado de Texas, EUA, no mesmo ano foi traduzido para muitas línguas, aparecendo em hinários de muitos países.
John (Jack) P. Scholfield, (1882-1972) nascido no Estado de Kansas, EUA, formou-se pela Universidade Baker e, por um tempo, exerceu o magistério. Dotado de bela voz e de paixão pelas almas, tornou-se um cantor-evangelista, associando-se com alguns dos mais conhecidos evangelistas da sua época. Mais tarde uníu-se à Junta de Missões Nacionais dos Batistas do Sul (Richmond). Scholfield escreveu diversos gospel hymns (ver HCC 112), a maior parte comprada por Robert H. Coleman, publicador de muitas coletâneas.
RAPTURE (Arrebatamento ou enlevo) é o nome da melodia escolhida pelo compositor para o Baptist hymnal (Hinário Batista), publicado em 1956 pela Broadman Press. A palavra procura descrever a real felicidade que o cristão experimenta no dia a dia com seu fiel amigo e Salvador, Jesus. “Vivo na luz, meu amigo é Jesus, sou feliz, feliz!”
O ilustre missionário, William Edwin Entzminger, responsável por 72 das letras e traduções da 36ª edição do Cantor cristão, traduziu as primeiras três estrofes do hino. Embora não tenhamos a data da sua tradução, sabemos que fez parte de Lyra cristã, hinário de sessenta hinos compilado por Entzminger em 1919 – o primeiro hinário com música publicado pela Casa Publicadora Baptista do Brasil (hoje JUERP). Entzminger publicou aquele hinário por ser financeiramente impossível publicar, como desejava, um “Cantor christão com música”.2 (Ver dados de Entzminger no HCC 91).
David William Hodges escreveu a quarta estrofe do hino para o Hinário para o culto cristão em 1989, por sugestão da coordenadora da Comissão do HCC, Joan Larie Sutton, que o hino tivesse mais uma estrofe de sentido mais evangelístico. (Ver dados de Hodges no HCC 1)
1. REYNOLDS, William J. Companion to Baptist hymnal. Nashville, TN: Broadman Press, 1976. p.119.
2. ENTZMINGER, William E., ed. Lyra cristã, Rio de Janeiro: Casa Publicadora Baptista do Brasil (JUERP), 1919.