HCC 148 – Jesus virá
História
148. Jesus virá
“Esse Jesus (….) há de vir assim como para o céu o vistes ir” (Atos 1.11)
COM FÉ absoluta na segunda vinda de Cristo, John Willard Peterson escreveu estas vibrantes palavras e as musicou:
Jesus virá, Jesus virá
de manhã, talvez à tarde,
esta noite ou amanhã.
Jesus virá, Jesus virá.
Maravilhoso momento será
quando Jesus regressar.
Peterson publicou o hino no primeiro volume da revista coral chamada Songster (Coralista), em 1957. Editou esta revista alguns anos para a editora coral Better choirs (Melhores coros), e depois para a editora Singspiration.
John Willard Peterson nasceu em Lindsborg, Estado de Kansas, EUA, caçula duma família sueco-americana cristã muito musical. Foram membros da Igreja Missionária do Pacto e ativos na difusão de programas evangélicos pela rádio. Seu pai faleceu quando John tinha quatro anos.
Peterson converteu-se aos doze anos e escreveu seu primeiro hino aos dezessete. Durante a segunda guerra mundial, foi piloto na Força Aérea, voando a perigosíssima rota sobre as montanhas Himalaias, na Ásia. Durante os seus estudos, após a guerra, no Instituto Bíblico Moody, em Chicago, Estado de Illinois, serviu na famosa MBI, difusora daquela instituição. Formou-se pelo Conservatório Americano de Música, também de Chicago, em 1953.
Em 1954, Peterson foi convidado para fazer parte da Singspiration, publicadora de música evangélica com a qual produziria mais de 1.000 hinos e cânticos e inúmeros antemas corais. Suas cantatas, das quais foram vendidos até agora mais de oito milhões de exemplares, são muito cantadas e usadas por Deus no Brasil e ao redor do mundo. Destacam-se Eu vos envio, Maior amor (JUERP), Noite de milagres, Jesus voltará, Rei dos reis e muitas outras. Por mais de dez anos Peterson serviu como presidente e redator-chefe daquela editora.
Em 1967, Peterson recebeu doutorados em Música Sacra, Divindade, e Belas Artes (honoris causa) de instituições evangélicas. Recebeu várias outras honrarias nacionais e internacionais.
Peterson reside atualmente em Scotsdale, Estado de Arizona, continuando a escrever música e a servir nas juntas de várias organizações de música evangélica. Sua autobiografia The miracle goes on (O milagre continua), foi publicada pela editora Zondervan em 1977 e o filme do mesmo título foi produzido pela Gospel Films. O nome de Peterson consta nas listas de Who’s who in America e Who’s who in the world (Quem é quem na América e Quem é quem no mundo).
O nome da melodia COMING AGAIN, (Voltando outra vez) ecoa as palavras do coro e a afirmação central do hino de Peterson.
A tradução da letra foi feita pela habilidosa pena do Dr. Werner Kaschel, em 1990, como membro da Subcomissão de Textos do Hinário para o culto cristão. (Ver dados biográficos do tradutor no HCC 38).