HCC 144 – Findou-se a luta de Jesus

História

144. Findou-se a luta de Jesus

Tragada foi a morte na vitória. Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1Coríntios 15.54, 57).

COMPOSITOR desta melodia, Giovanni Pierluigi da Palestrina, nasceu em 1525, duma família rica da cidade de Palestrina na Itália. Seu nomeda Palestrina derivadesta cidade.

O maior compositor de música sacra da Igreja Católica e da Escola de Roma (séc.16), Palestrina começou como corista na Catedral de São Agapito. Em 1544, foi nomeado organista e regente da sua cidade natal. Mais tarde, tornou-se Mestre Capela do Coro Julian, na Igreja de São Pedro, em Roma. Este gênio musical compôs 100 missas, 200 motetos, 4 salmos, 25 Magnificats, além de ofertórios, hinos e outras composições litúrgicas. Estas obras estão encadernadas em 33 volumes e foram publicadas por Breitkopf e Härtel entre os anos 1862 e 1903.

Na sua música,

“Palestrina procurou criar delicadeza e beleza de som em vez de expressão forte e originalidade. Suas obras são recomendadas como de qualidade excelente do prisma litúrgico e musical”.1

Por isso, muitos dão a Palestrina o crédito de ter salvo a música erudita católica das reformas restritivas ditadas pelo concílio de Trento em 1562.

Ao morrer em Roma, em 2 de fevereiro de 1594, este ilustre compositor foi sepultado na cappella nuova (nova capela) da velha Catedral de São Pedro.

A melodia VICTORY (Vitória), é uma adaptação feita por William Henry Monk das frases iniciais de Gloria Patri et Filio (Glória ao Pai e ao Filho) do Magnificat tertii toni (Magnificat no terceiro tom), composto em 1591 por Palestrina.

O título provém da segunda frase da primeira estrofe do texto em inglês (Ver dados do destacado hinólogo e compositor, W.H. Monk, no HCC 8).

(Ver dados deste hino e da sua tradutora Sarah Poulton Kalley no HCC 142)

1. SLONIMSKY, Nicolas., ed. Baker’s biographical dictionary of musicians. 6ª ed. New York: Schirmer Books, 1978, p.1281.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *