HCC 120 – Jesus desceu, a Bíblia o diz

História

120. Jesus desceu, a Bíblia o diz

Cristo morreu por nossos pecados; (….) foi sepultado; foi ressuscitado ao terceiro dia, segundo as Escrituras.  Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda” (1Coríntios 15. 3-4, 23).

Este hino que conta a história de Jesus Cristo conforme a Bíblia, sintetizando o evangelho, é de autor desconhecido. O operoso missionário inglês, Stuart Edmund McNair, traduziu-o e publicou-o no hinário Hinos e cânticos, do qual era editor. Dali passou para o Cantor cristão, como muitas das outras produções valiosas de McNair (Ver dados biográficos de McNair no HCC 37).

Para o HCC, este hino ganhou uma nova melodia brasileira, composta por Mônica Ferreira em 1989.

Mônica dos Santos Freitas Ferreira teve o privilégio de nascer num lar cristão, de pais muito atuantes na igreja em Jaboatão, PE, em 18 de setembro de 1961. Começou a estudar harmônio aos 9 anos, continuando, com algumas interrupções, a estudar teclado. Embora membro duma igreja presbiteriana independente desde os 13 anos, Mônica marca a sua conversão aos 16 anos. Foi batizada pelo Pr. Almir Teodoro Rodrigues na Igreja Batista em Deodoro, RJ, em setembro de 1980. Fez o curso de enfermagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Começou o curso de Bacharel em Música Sacra, no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil em 1985. Transferindo-se em 1986 para o Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, no Recife, PE tornou-se aluna do Prof. Ralph Manuel em harmonia e piano. Convidada por ele a enviar hinos para o novo hinário, escreveu dois e entregou-os à comissão coordenadora por meio do seu professor. Uma das suas melodias foi escolhida para este hino. Foi ao estudar bem a mensagem do texto, e lembrar o sofrimento de Cristo por nós, que veio a ela o nome de GETSÊMANE para a melodia.

Mônica é casada com Suêde de Freitas Ferreira, membro atuante na música da Igreja Batista da Torre, em Recife, PE, da qual são membros. O casal tem um filho.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *