HCC 100 – Proclamaram anjos mil o primeiro Natal
História
100. Proclamaram anjos mil o primeiro Natal
Acredita-se que este hino tradicional inglês tem cerca de 300 anos. O texto, cujos versos narram com singeleza o que se passou no primeiro Natal, foi tirado dos nove versos originais publicados em Christmas carols ancient and modern (Cânticos de Natal antigos e modernos), de William Sandys em 1833. (Ver anotação sobre carols no HCC 92).
A autora deste livro presenciou um drama muito simples, apresentado pela classe da EBD dos alunos do primeiro ano escolar. Enquanto cantavam este hino por inteiro, diversas crianças, vestidas apropriadamente, fizeram pantomima das cenas cantadas. Foi uma bênção e fez o nascimento de Cristo viver duma maneira comovente nos corações dos participantes e dos ouvintes.
A melodia THE FIRST NOWELL (O primeiro Natal) apareceu, junto com este texto, na coletânea de William Sandys. Sua origem é desconhecida, mas acredita-se ser do séc.17.
“Nowell é a versão inglesa da palavra antiga francesa Nouel. O latim é Natalis, o italiano, Natale e o português, Natal. Era uma expressão de alegria, originalmente cantada ou gritada para comemorar o nascimento de Cristo.” 1
A harmonização deste cântico de Natal é de John Stainer e faz parte da coletânea Christmas carols new and old (Cânticos de Natal novos e antigos), publicada por Bramley e Stainer em 1871.
João Stainer, um dos mais eminentes músicos sacros ingleses da sua época, nasceu em Londres em 6 de junho de 1840. Filho de um educador, mostrou os seus dons musicais desde cedo. Tornou-se corista da Catedral São Paulo, em Londres, aos 7 anos e organista duma igreja aos 14. Formou-se na Universidade de Oxford. Em 1872, sucedeu a Sir John Goss como organista da Catedral São Paulo, servindo com distinção. Quando a sua vista começou a falhar, aposentou-se em 1888. Foi nomeado cavalheiro pela rainha Vitória. Voltou então à Universidade Oxford, onde lecionou até a sua morte.
Stainer compôs 150 hinos, muitos peças corais, um oratório e diversas cantatas. Algumas das suas melodias ficarão no repertório mundial. Escreveu muitos livros didáticos. Seu livro de ensino sobre como tocar órgão foi um clássico por meio século. Escreveu The music of the Bible (A música da Bíblia) e um dicionário de termos musicais. Stainer foi editor musical da edição de 1898 do hinário Church hymnary (Hinário da igreja). Destacou-se como organista, regente coral, editor, professor e compositor. Morreu em Verona, na Itália, em 31 de março de 1901, deixando uma rica herança musical.
A tradução portuguesa deste hino foi feita em 1941 por D. Ruth See (1873-1960), descrita por Henriqueta Braga como
(…) dedicada missionária presbiteriana que deu ao Brasil o melhor de si mesma durante quarenta e sete anos. De 1900 a 1906 trabalhou na Missão Sul da Junta Presbiteriana do Sul (EUA); a partir dessa data e até 1947, quando se aposentou, atuou na Missão Leste. Exerceu o magistério no Instituto Evangélico de Lavras, hoje Instituto Gammon, e, a seguir, em Bom Sucesso, Campo Belo, Nepomuceno e Formiga, MG.2
1. REYNOLDS, William J. Companion to Baptist hymnal. Nashville, TN: Broadman Press, 1976. p.212.
2. BRAGA, Henriqueta Rosa Fernandes. O primeiro Natal, Ultimato, Ano IX, n. 96, (dez 1976), p.7