HCC 096 – Cantam anjos harmonias
História
96. Cantam anjos harmonias
Este hino de Charles Wesley convida-nos a cantar, a unir-nos com os anjos em salmos triunfantes aclamando o nosso Salvador e Senhor. Como era seu costume nos seus hinos, Wesley nos ensina muito sobre Cristo. Usou muitos dos seus títulos: Redentor, Emanuel, Rei, Profeta, Messias e Divindade. Este hino dá-nos uma tal declaração das doutrinas da encarnação em forma poética que faz o sentido pleno do nascimento de Cristo penetrar nos corações e nas memórias das pessoas que o cantam.1
Wesley publicou o hino no seu hinário Hymns and sacred poems, (Hinos e poemas sacros), em 1739, com dez estrofes. Desde então foi alterado, diminuído em tamanho, traduzido em inúmeras línguas e cantado em todo o lugar com muita alegria. Aliás,
“é mais extensamente publicado em hinários do que qualquer outro hino de Wesley e um dos mais amados hinos na língua inglesa”.2
(Ver dados deste notável pastor e hinista no HCC 72)
Robert Hawkey Moreton, operoso missionário a Portugal, escreveu muitas letras e traduções, muitas das quais foram aproveitadas nos hinários evangélicos no Brasil. Traduziu este hino em 1887, usando a versão em inglês encontrada na coletânea Christian choir (Coro cristão).3 (Ver dados do tradutor no HCC 14)
A linda melodia usada para este hino foi adaptada do tema do segundo movimento do Festgesang (Hino festivo) de Felix Mendelssohn, Opus 68, composto em 1840 para celebrar os duzentos anos da invenção da imprensa de Gutembergue. (Ver dados deste ilustre compositor no HCC 10).
William Hayman Cummings, que fez a adaptação em 1855, aos 16 anos de idade, teve o privilégio de cantar na estréia do oratório Elias, de Mendelssohn, sob a regência do próprio compositor.
William Cummings nasceu em 22 de agosto de 1831 em Sidbury, no condado de Devonshire, Inglaterra. Com sete anos já cantava na célebre Catedral de São Paulo, onde recebeu os primeiros ensinos musicais. Organista, tenor de renome, professor de canto, musicologista e compositor, Cummings foi fundador da Sociedade Purcell e líder musical na Inglaterra, em sua época. Recebeu o título de Doutor em Música (honoris causa) da Universidade de Dublin, na Irlanda, em 1910. Faleceu em Londres, em 10 de junho de 1915.
O nome da melodia, MENDELSSOHN, homenageia seu famoso compositor.
1. PRICE, Carl R. On hundred and one hymn stories. Nashville, TN: Abingdon Press, 1966. p.107.
2. Ibid.
3. Christian choir: Coletânea de quartetos e música para coro, compilada por Ira D. Sankey (ver 112) e James McGranahan (ver HCC 150) e muito usada nas campanhas evangelísticas de D.L. Moody. Foi a fonte de diversas traduções feitas por Entzminger, Ginsburg e outros.