HCC 090 – Oh, vinde, fiéis!

História

90. Oh, vinde, fiéis!

Este hino é um dos mais amados e cantados hinos de Natal no mundo inteiro. Convida-nos a todos, homens e anjos, a adorar a nosso Senhor, o Rei prometido, que com humildade se encarnou. Não podemos cantar estas palavras triunfantes de uma maneira displicente! Só podemos cantar de todo coração: “Oh, vinde, adoremos!”, e adorá-lo de verdade.

Sete diferentes manuscritos, descobertos em diversos lugares da Europa, incluem este hino, todos com a assinatura de John Francis Wade. No livro Adeste Fideles; a study on its origin and development, (Adeste Fideles; um estudo sobre a sua origem e desenvolvimento), por Don John Stephan, (1947) foi apresentada evidência suficiente para crer que Wade é o autor do hino. Por isso, autores recentes concordam em atribuir a ele a versão original em latim.

John Francis Wade, (c.1710-1786), copista inglês, morava em Douai, na França, numa faculdade inglesa, refúgio religioso e político depois da rebelião jacobina de 1745. Wade era professor de música e copista, vendendo suas cópias de cantochão e de outras músicas nas capelas e nos lares da comunidade. Wade encadernou todas as suas produções num volume, cerca de 1743, intitulado Cantus diversi pro dominicis et festis por annum (Diversos cânticos para os domingos e para as festas do ano). Este manuscrito está na Faculdade Stonyhurst, no condado de Lancashire, Inglaterra.

ADESTE FIDELES, o nome da melodia, foi tirado das primeiras duas palavras do texto original. Esta melodia apareceu no manuscrito com este texto em Cantus diversi, de John Francis Wade. Este arranjo foi publicado no Essay on the church plain chant (Ensaio sobre o cantochão da igreja), em 1782, por Samuel Webbe, organista na Embaixada portuguesa em Londres. Por isso a melodia às vezes é chamada PORTUGUESE HYMN (Hino português).

Esta excelente tradução do latim é uma das cinco traduções no Hinário para o culto cristão feitas pelo missionário James Theodore Houston. Feita em 1881, apareceu no hinário Hymnos evangélicos e cânticos sagrados, publicado em cooperação com o missionário John Boyle, em 1883 (Ver dados biográficos de Houston no HCC 9).

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *