HCC 068 – Tudo És Tu, Jesus
História
68. Tudo És Tu, Jesus
Este hino de adoração tem como autor Cornelius Krummacher (1824-1884). Pastor luterano, ele recebeu sua educação em Bonn e Berlim.
Krummacher foi assistente do pastor da Catedral de Berlim em 1850 e, após vários postos, foi pastor em Wernigerade. Publicou vários livros de caráter pietista, inclusive um volume de poesias que incluía este hino, Stern, auf den ich schaue (Estrela que eu contemplo), que demonstra seu conhecimento e amor profundo por Jesus Cristo.
Tudo és tu, Jesus foi mui habilmente traduzido do alemão pelo pastor João Soares da Fonseca, atuante membro da Subcomissão de Textos do Hinário para o culto cristão. Veja o que ele fala deste hino:
Um amigo meu chamou-me a atenção para aquela letra. A música já me prendia. E, de fato, ao examinar o original alemão, senti-me tocado pelas qualidades de Jesus ali referidas, especialmente na primeira estrofe.1
Cremos que todas as pessoas que cantam este hino, mergulhando-se em sua mensagem, concordarão com o pastor João Fonseca. (Ver dados biográficos do tradutor no HCC 10).
A melodia original deste hino MINNA, já conhecida de outros hinários com a letra Pelo vale escuro, do saudoso Pastor Othoniel Motta, foi composta em 1897 por Minna Koch (1845-1924) e cantada originalmente em uníssono.
1. FONSECA, João Soares da. Carta à autora em 6 de agosto de 1991.