HCC 060 – Aleluia! Aleluia! Gratos hinos entoai

História

60. Aleluia! Aleluia! Gratos hinos entoai

ESTE HINO, cheio de louvor e esperança, escrito em 1862, é uma das letras mais líricas de Christopher Wordsworth. Baseia-se em 1Coríntios 15.20: “na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem”. No Hinário para o culto cristão aparecem as estrofes 1, 2 e 5 do hino original.

A 1ª estrofe proclama louvor a Deus pelo fato da ressurreição de Cristo. A 2ª estrofe enfatiza o impacto da vitória de Cristo sobre o pecado e a morte. A estrofe final é uma grande doxologia trinitária. Nas suas “Aleluias” eleva-se o hino a um alto nível de louvor.1

Christopher Wordsworth nasceu em 30 de outubro de 1807, em Lambeth, Inglaterra, em uma família notável. Formou-se na célebre Universidade de Cambridge, onde foi brilhante estudante e atleta. Ordenado para o ministério anglicano, serviu em vários postos importantes da igreja.2 

Foi considerado uma das maiores autoridades no grego do Novo Testamento, na sua época, sendo sua obra maior um comentário sobre toda a Bíblia, escrito entre 1856 e 1870.3

Wordsworth foi poeta de destaque e hinista prolífico e espontâneo. Para ele,

“a primeira tarefa de um hino é ensinar a sã doutrina, e assim, salvar almas”.4 

Em 1862, ele publicou The holy year (O ano santo), com hinos para domingos e outras ocasiões como Páscoa e Natal. Dois terços dos hinos dessa coletânea são da sua autoria.

Ver dados biográficos do tradutor Salomão Luiz Ginsburg no HCC 29.

Ludwig van Beethoven (1770-1827), nascido em cerca de 16 de dezembro de 1770, em Bonn, Alemanha, foi um dos maiores compositores de todos os tempos. Desde a infância mostrou seu talento extraordinário. Slonimsky afirma:

“Beethoven representa a maturidade mais ampla (em escopo emocional, em construção formal e em tratamento instrumental) das formas clássicas aliadas na sonata, no concerto, no quarteto de cordas e na sinfonia.”5 

Suas obras são das mais conceituadas até hoje.

Há amplas fontes sobre este compositor e suas obras. Aqui destacamos suas obras sacras. Entre elas existem a famosíssima Missa solemnis, op. 86, o oratório Christus am Oelberg (Cristo no Monte das Oliveiras), op. 85, e um ciclo de canções bíblicas chamado Sechs geistliche lieder (Seis canções espirituais), uma parte do op. 49, também chamada Seches lieder vom Gellert (Seis canções de Gellert). Neste ciclo de canções, musicou uma parte de uma poesia: paráfrases dos Salmos e outros textos bíblicos do grande hinista, poeta e professor, Christian Fürchtegott Gellert (1715-1768). Além destas obras, um número considerável das melodias de Beethoven tem sido adaptado ao canto sacro. HYMN TO JOY (Hino à alegria) é a mais famosa delas.

Edward Hodges (1796-1867) fez a adaptação dessa melodia usada atualmente em muitos hinários. Hodges, doutor em música pela Universidade de Cambridge, Inglaterra, serviu como organista, não somente na sua Pátria, mas também em grandes igrejas no Canadá e em Nova Iorque. Além de compor vários hinos e arranjos de música sacra, escreveu dois livros e muitos artigos sobre hinologia.

1. POLMAN Bert. Aleluia, Aleluia! Hearts to heaven. Em: HUSTAD, Donald P. ed. The worshiping church. Carol Stream, IL: Hope Publishing Company, 1990. n.254.

2. Introdução os postos de ministério da igreja anglicana:

Na Igreja Anglicana (Igreja oficial da Inglaterra) há divisões de ministério diferentes de outras igrejas “protestantes”, com exceção das igrejas episcopais:

Há o vigário, clérigo apontado para pregar e pastorear e representar a Igreja Anglicana junto à paróquia. Dirige a missão ou capela.

Há o reitor que é co-responsável pela administração da paróquia pela Igreja Anglicana Nacional onde não há vigário.

Há o cura ou pároco auxiliar. É ele quem dirige os cultos da igreja e serve como pastor onde não há vigário, ou assiste o mesmo onde há os dois. É contratado e pago pelo vigário ou pelo reitor.

Há o bispo que dirige uma grande região da Igreja Anglicana.

Há o arcebispo, chefe na Igreja Anglicana da província ou país.

Embora a paróquia indique uma unidade eclesiástica de área geográfica e não somente uma igreja e os seus membros, como outras igrejas protestantes, neste livro, geralmente temos usado o termo igreja para indicar paróquia, por entendermos ser esta palavra melhor compreendida entre a maior parte dos leitores.

A designação pastor pode ter sido usada em lugar de vigário ou cura, mas sempre referida ao responsável pelas ovelhas da paróquia. (Ver Webster’s ninth new collegiate dictionary. Springfield, MA: Merriam-Webster Inc., 1983. pp.100,154, 315, 856, 985, 1313.)

3. Encyclopaedia Britannica, v.2. Vietnam to Zworykin, Chicago: Encyclopaedia Britannica, Inc., 1967, p.674.

4. MCCUTCHAN, Robert Guy, Our hymnody, 2ª ed., Nashville, TN: Abingdon Press, 1937, p.190.

5. SLONIMSKY, Nicholas. Ed. Baker’s geographical dictionary of musicians, 6ª ed. New York: Schirmer Books, 1978, p.126.

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