HCC 059 – Saudai o Nome de Jesus (Coronation)
História
59. Saudai o Nome de Jesus (Coronation)
CORONATION (Coroação), composta em 1792,
“é a mais antiga melodia americana em uso hoje”.1
Oliver Holden a compôs para este hino, publicando-a na sua coletânea, Union harmony (Harmonia da união), usada até hoje nos Estados Unidos da América do Norte. O nome da melodia provém da frase repetida em cada estrofe, “com glória coroai”. O pequeno órgão de tubos onde Holden compôs esta majestosa melodia continua conservado pela Sociedade de Boston, naquela cidade histórica.
Oliver Holden, nascido em Shirley, Estado de Massachusetts, EUA, em 1765, sentiu, como todos os americanos, os efeitos da guerra pela independência.
Homem de muitas habilidades, ajudou a reconstruir seu novo país após a guerra. Mudando-se para Charlestown, no mesmo estado, que fora incendiada pelos ingleses, trabalhou como carpinteiro, reconstruindo a cidade. Serviu ali, também como juiz de paz. Prosperou nos seus empreendimentos, tornando-se um cidadão proeminente. Pastoreou a Igreja Puritana local, e praticamente construiu sozinho seu templo. Foi deputado estadual entre 1818 e 1833, corretor de imóveis, professor de música e regente coral. Doou um terreno para a Igreja Batista construir o seu templo.
Holden foi um dos pioneiros em dirigir singing schools2 (escolas de canto) nas igrejas. Também teve sucesso como redator e publicador de diversas das mais importantes coletâneas de melodias do seu período. Numa época quando os saltérios e hinários eram publicados sem música, ajudou a suprir uma das mais relevantes necessidades do povo de Deus: a música para os salmos e hinos. Faleceu em Charlestown, a cidade que ajudou de tantas maneiras a reconstruir, em 4 de setembro de 1844.
(Ver a apresentação do hino, a sua história e dados dos autores no HCC 56)
1. ESKEW, Harry e MCELRATH, Hugh T. Sing with understanding. Nashville, TN: Broadman Press, 1980. p.156.
2. Singing schools: (Escolas de canto). Surgiram como um movimento de reforma na Nova Inglaterra (os estados originais no Nordeste dos Estados Unidos da Améric do Norte). Pastores treinados em Harvard, a primeira faculdade do país, consideraram o canto congregacional das suas igrejas muito pobre e procuraram melhorá-lo ensinando o povo a ler música em vez de cantar somente de cor. O primeiro manual para os singing schools foi compilado em 1721. Este, e centenas de outros que se seguiram, incluía dois ingredientes básicos: uma introdução aos rudimentos da música e uma antologia de música (preponderantemente, músicas sacras) para o canto. Ao final do séc.18, todos estes manuais tiveram a mesma forma. Bem mais largos do que compridos, foram conhecidos como tunebooks [livros de melodias], porque incluíam somente uma estrofe dos hinos (em contraste com os saltérios e hinários da época, que, em geral, incluíam textos somente). Tinham melodias para os hinos e salmos metrificados e música coral mais elaborada: melodias em forma de cânones ou fuga e antemas corais. Nos primeiros manuais a melodia estava no tenor (seguindo a prática da época). Este movimento de singing schools foi muito importante para a hinódia americana, porque produziu os primeiros compositores de melodias do país na segunda metade do século 18 (no período da formação da nova nação). A tradição de singing schools continua enriquecendo a música das igrejas até hoje, embora seu currículo e material de ensino tenham se modificado com o passar dos anos. [Adaptado de: ESKEW e MCELRATH, Ibid., p.155-156.]