HCC 043 – Tu És Digno
História
43. Tu És Digno
NO MÊS de maio de 1962 a autora e compositora Pauline Michael Mills esteve num culto evangelístico numa igreja em Hillsboro, Estado de Oregon, EUA. Viajava com seu filho, o evangelista Dick Mills, acompanhando-o ao piano. Num certo momento do culto Dick disse à congregação:
“Entregue a nós a sua escritura predileta, e mamãe a musicará.”1
A senhora Mills não sabia que seu filho ia fazer isto, mas pegou a primeira Escritura escolhida, e orou. Antes do fim do culto, o Senhor tinha lhe dado a música para aquele versículo:
“Digno és, Senhor nosso e Deus nosso, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas” (Apocalipse 4.11).
Este cântico, depois publicado em muitos hinários e línguas, foi o primeiro de diversos outros musicados por esta dotada compositora para cultos dirigidos por seu filho.
Pauline Michael Mills nasceu em Portland, Estado de Indiana, EUA, em 13 de outubro de 1898. Aos doze anos já tocava piano em missões e cultos ao ar livre. Aprendera com sua mãe, Ella Michael, musicista e compositora de diversos cânticos.
No natal de 1914, Pauline casou-se (aos dezesseis anos) com Louis Warden Mills. O casal teve seis filhos. Desejosa de servir ao Senhor, Pauline compôs mais de trezentos hinos, cânticos e canções sacras. Outro cântico da sua autoria muito conhecido no Brasil é O Senhor é a minha luz. Nos anos quarenta, estudou na Faculdade Bíblica L.I.F.E., em Los Angeles, Califórnia, formando-se na classe do seu primogênito, Dick, em 1949.
Aos setenta anos, a senhora Mills trabalhava numa igreja em Davis, Estado de Califórnia, especialmente com um grande grupo de “hippies”. Vestindo-se ao gosto deles, foi muito amada por eles. Ali mesmo, foi convidada a fazer um casamento, e por isso foi ordenada na Igreja Quadrangular.
Em 1986, a Senhora Mills sofreu um derrame. Desde então está numa cadeira de rodas, mas seu espirito está bom.
WORTHY (Digno), o nome da melodia, refere-se à palavra-chave da mensagem do cântico. Foi publicada pela primeira vez em 1963 pela Fred Bock Music Company, (EUA).
A versão em português de Tu és digno foi adaptada pelo Professor Isidoro Lessa de Paula, usando a escritura em Apocalipse 4.11. Este cântico bíblico, depois de ser lançado por ele num acampamento de músicos em Rio Bonito, em 1985, foi bem aceito e conseqüentemente espalhado pelo país depois de ser publicado na revista Louvor, em 1987.2
Isidoro é mineiro, nascido em 21 de agosto de 1943 e tem uma rica herança cristã. Seu avô materno, Alberto Vaz Lessa, convertido no ministério do inimitável Salomão Ginsburg (ver HCC 29), “foi pastor pioneiro, plantando igrejas batistas na região montanhosa do sudeste do Brasil”3
Isidoro é o quarto de seis filhos de uma família batista, membros fundadores da Igreja Batista de Manhumirim, Minas Gerais. Sua mãe, Dahlia Lessa de Paula, crente dedicada. Seu pai, Sr. Theonillo Rodrigues de Paula, criado católico e devoto filho de Maria, converteu-se através das orações e testemunho persistente de sua esposa. Ele serviu como diácono em várias igrejas batistas, e orgulhou-se do filho que veio a ser um dos primeiros ministros de música de tempo integral no Brasil. A família mudou-se do interior de Minas Gerais para Niterói, aonde o jovem Isidoro logo se revelou como líder de música e juventude na igreja local e denominação.
Isidoro sentiu a chamada de Deus para aprimorar e usar o dom da música como veículo de louvor a Deus, edificação do salvos e propagação do evangelho. Depois de se formar em piano no Conservatório Brasileiro de Música e de completar o curso de letras da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal Fluminense, Isidoro ganhou uma bolsa de estudos, através do incentivo de seu pastor, Dr. Nilson do Amaral Fanini, na Escola de Música Sacra no Seminário Teológico Batista em Louisville, Estado de Kentucky, EUA. Em maio de 1973 ele concluiu o Mestrado em Música Sacra com ênfase em piano e composição.
Em Louisville, ele conheceu sua esposa, Barbara Jones, que o ajudou no ministério de música na Igreja Batista de Walnut Street e subseqüentemente passou dois anos em Recife como jovem missionária. Em janeiro de 1974 Isidoro retornou aos Estados Unidos para o seu casamento com Barbara, celebrada na Primeira Igreja Batista de Winter Park, na Flórida, onde os pais da noiva residiam.
O ministério do ministro de música Isidoro começou na Primeira Igreja Batista de Niterói em julho de 1973. Após três anos ali, ele foi convidado a lecionar na Faculdade Teológica de São Paulo, servindo ao mesmo tempo como Ministro de Música da Igreja Batista Ebenézer. Percebendo, então, que precisava aprimorar-se mais para lecionar melhor numa escola de música sacra, ele regressou aos Estados Unidos em junho de 1976, para estudar no Seminário Teológico Batista Southwestern, em Fort Worth, Texas, onde, em 1980, concluiu o Mestrado em Música com concentração em Regência. No verão de 1985, o Dr. Isidoro recebeu o prêmio de Excelência Acadêmica ao terminar o grau de Doutorado em Artes Musicais nas áreas de Regência e Hinologia, defendendo a tese Os primórdios da hinódia das igrejas batistas brasileiras – suas fontes e desenvolvimento,4 que serviu como uma das fontes básicas na compilação deste livro.
Regressando ao Brasil em agosto de 1985 com sua esposa Barbara e seus filhos Marcus, Matthew e Marisa, ele serviu como ministro de música na Primeira Igreja Batista de Niterói, RJ, e em 1988 na Igreja Batista de Itacuruçá, na Tijuca. Concomitantemente ele lecionou no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, exercendo a função de diretor interino do Departamento de Música por dois anos. No Seminário Batista de Niterói, coordenou o Curso de Música Sacra. Neste período ele participou de muitas clínicas e oficinas de música, como preletor e professor nas áreas de regência e culto e louvor, no Rio e na região. Também participou como relator da Subcomissão de textos do HCC por dois anos.
O Dr. Isidoro serve como ministro de música na Primeira Igreja Batista de Tuscawilla, em Winter Park, na grande Orlando, Estado de Flórida, onde teve o privilégio de implantar o ministério de música desta nova igreja, sendo o seu primeiro ministro. Durante os anos de 1993, 1994 e 1995 ele serviu como Diretor de Música na Associação Batista da Grande Orlando. Ele continua a ensinar os princípios bíblicos de culto e louvor, enfatizando que Deus merece somente o nosso melhor, e que o louvor agradável ao Senhor emana somente de um coração puro e daqueles que realmente conhecem a Deus e com ele se relacionam intimamente. Acredita muito no poder da música, no ensino de teologia e na memorização das escrituras. Por isso ele se dedica muito ao trabalho com vozes juvenis e coros graduados.
Além das teses de mestrado e doutorado, o Dr. Isidoro produziu várias composições, Lutas e vitórias – para conjunto vocal e instrumental, com textos do Dr. Olavo Feijó, e uma cantata para vozes juvenis Emanuel, Deus Conosco publicada pela JUERP em 1980. Estas composições usam ritmos e estilos brasileiros. Ele também traduziu algumas obras corais e antemas para o português, introduzindo várias delas no Congresso da Associação dos Músicos Batistas do Brasil, em 1992, em Londrina, PR, quando foi convidado para reger o coro daquele conclave.
1. PAYNE, Leah. Carta à autora em 3 de setembro de 1991.
2. Tu és digno, de Pauline M. Mills, Trad. de Isidoro Lessa de Paula, Arranjo coral de Jack Schrader. Louvor. Ano VIII, v.1. pp.15-21.
3. FREYTAG, Ellen. An eternal ministry, The Haymakers, Winter Park, FL: First Baptist Church of Tuscawilla, 1993. p.5.
4. PAULA, Isidoro Lessa de. Early hymnody in brazilian baptist churches: Its sources and development. Fort Worth TX: School of Church Music, Southwestern Baptist Theological Seminary, 1985.