HCC 022 – Justo és, Senhor
22. Justo és, Senhor
ESTA metrificação do Salmo 145.17-18 de João Gomes da Rocha, feita em 1888, é um dos salmos mais lindos dos hinários brasileiros. Um dos prediletos do Brasil batista, é cantado com a melodia JUSTUS DOMINUS, arranjo do Dr. Lowell Mason (1792-1872), ilustre músico e educador pioneiro dos Estados Unidos. O nome latino da melodia reflete a mensagem do hino: “O Senhor é justo”.
É impossível mensurar a contribuição do autor João Gomes da Rocha à hinódia brasileira. (Ver dados deste hinólogo pioneiro no HCC 2).
Lowell Mason foi compositor e publicador prolífico. Compôs pelo menos 1.126 melodias originais e fez quase quinhentos arranjos de hinos. Foi compilador ou colaborador de pelo menos oitenta coletâneas de música sacra. Como educador, o Dr. Mason treinou muitos músicos profissionais e eclesiásticos, como também professores de música das escolas públicas, nos Estados Unidos da América do Norte, por mais de uma geração.
Mason nasceu em Medfield, Massachusetts, Estados Unidos da América, em 8 de julho de 1792. Aos dezesseis anos já regia o coro da cidade e ensinando em escolas de canto mantidas pelas igrejas.
De 1812 a 1827, Mason trabalhou como bancário em Savannah, Estado de Georgia. Estudou harmonia e composição com F.L. Abel e foi organista na Igreja Presbiteriana Independente. Publicou uma coletânea de melodias para Salmos, com a orientação do seu professor.
Em 1827, Mason mudou-se para Boston, seu estado natal, onde serviu como presidente da Sociedade Musical Handel e Haydn até o ano de 1832. Em Boston, Mason também regeu três coros e depois, por quatorze anos, foi diretor de música da célebre Bowdoin Street Church. Seu coro ganhou fama pela qualidade do canto. Mason também foi o pioneiro em classes de música para crianças.
O nome de Lowell Mason ficou nacionalmente conhecido através da sua coletânea Collection of church music (Coletânea de música sacra), publicada em 1822, que durante os trinta anos seguintes vendeu mais de 50.000 cópias. Em 1829 publicou The juvenile psalmist (O salmista juvenil), uma iniciação à música sacra para crianças. Wienandt e Young, dedicando diversas páginas a Mason, no livro, The anthem in England and America, declararam:
“As publicações de Mason de música religiosa durante meio século são exemplos do melhor que a América podia oferecer.”1
Depois de ir para a Europa para estudar a fundo o sistema de ensino de canto de Pestalozzi, Mason estabeleceu a Academia de Música de Boston em 1833. Em 1838, com muita perseverança em face de grandes dificuldades, ganhou a aprovação para o ensino de canto nas escolas públicas da cidade. Mason usou estas escolas para
“preparação para tornar glorioso o louvor a Deus nas famílias e nas igrejas”2
Mason foi conferido o grau de Doutor em música (honoris causa) da Universidade de Nova Iorque, o primeiro dado por uma universidade nos Estados Unidos. O hinólogo Robert McCutchan acha que
“Lowell Mason provavelmente fez mais para a música na América (do Norte) do que qualquer outro indivíduo que o país já produziu.”3
O Hinário para o culto cristão inclui além desta, outras seis melodias ou arranjos deste importante compositor nos números 127, 360, 399, 492, 540 e 563.
1. WEINANDT, Elwyn A. e YOUNG, Robert H. The anthem in England and America. New York: The Free Press, 1970. p.237.
2. REYNOLDS, William J. Companion to Baptist Hymnal. Nashville: Broadmam Press, 1976. p.390.
3. MCCUTCHAN, Robert Guy. Our hymnody, 2ª ed. Nashville: Abingdon Press, 1937. p.44.