HCC 008 – A Ti, ó Deus, fiel e bom Senhor
História
- A ti, ó Deus, fiel e bom Senhor
UMA EXPRESSÃO sincera do coração, é o hino original em português de Henry Maxwell Wright (ver HCC 1), escrito em 1901. Grande e querido hino de adoração à Trindade, ocupou o lugar de primeiro hino do Cantor cristão. É também o predileto do Brasil Batista e acha-se na maioria dos hinários brasileiros.
William Henry Monk (1823-1889) foi um organista de destaque em Igrejas de Londres. Foi regente de vários corais e professor de música em instituições de renome na Inglaterra. Monk usou seu talento quase que exclusivamente para o enriquecimento do culto congregacional. Foi redator musical responsável pelas três primeiras edições do hinário Hymns ancient and modern (Hinos antigos e modernos), que se tornou um dos compêndios que mais contribuiu para o canto congregacional até hoje.
Monk, que recebeu o Doutorado em música (honoris causa) na Universidade de Durham, Inglaterra, em 1882, produziu mais de cinqüenta melodias para hinos. No Hinário para o culto cristão há mais duas destas majestosas melodias nos números 46 e 144.
A melodia EVENTIDE (Crepúsculo) é, talvez, a mais famosa das cinqüenta que William Henry Monk publicou. Foi composta para o hino Fica ao meu lado, ó Deus, de Henry Francis Lyte (HCC 402), e é sugerida como melodia alternativa para aquele hino no nosso hinário. Há duas versões sobre sua composição: Uma afirma que enquanto Monk estava trabalhando na edição original de Hymns ancient and modern, e precisando duma melodia para o hino de Lyte, ele saiu da reunião da comissão do hinário e a compôs, em dez minutos. Entretanto, a sua viúva, mais tarde, recordava que a música foi escrita numa tarde, enquanto os dois olhavam o pôr-do-sol, num tempo de grande tristeza nas suas vidas.