HCC 006 – Onipotente Rei

 

História

6. Onipotente Rei

A AUTORIA deste hino ao Deus triúno é desconhecida. Por muitos anos foi atribuída a Charles Wesley. Sabemos que o hino foi publicado pela primeira vez em uma das coletâneas de João Wesley. É um dos mais conhecidos e cantados hinos à Trindade ao redor do mundo. Enfatiza a ação particular de cada pessoa da Trindade na vida do cristão.

Primeiro, dirige-se a Cristo, nosso Rei, cujo amor nos inspira o louvor, como descrito em Apocalipse 19.16: ele é “Rei dos reis e Senhor dos senhores”. Na estrofe 2, dirige-se ao poderoso Deus que pode “fazer brotar o que se planta no coração”. Paulo expressa esta verdade em outras palavras em Filipenses 2.13: “Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”. Na estrofe 3, pede-se ao Consolador, que “testifique da redenção (João 15.26-27), nos dê poder (Atos 1.8) e domine o coração”.  A estrofe 4 é uma doxologia, adorando ao trino Deus, que nos santifica, que nos levará à sua presença, e nos dará glória para sempre! Amém.

Justus Henry Nelson, o tradutor, nascido em 18491 no Estado de Wisconsin, EUA, trabalhou aproximadamente 45 anos na Amazônia. Seu preparo para este trabalho profícuo se deu na Faculdade de Lawrence, no seu Estado natal, e na Faculdade de Teologia da Universidade de Boston, Massachusetts. Apresentou-se para o trabalho missionário à Missão da Igreja Metodista Episcopal em 1879, e, enquanto esperava poder viajar, preparou-se como enfermeiro e dentista para melhor poder atender às necessidades do povo entre o qual serviria. Chegou com sua esposa em Belém, Pará, em 19 de junho de 1880.

Justus Nelson, que se desligou da sua missão e trabalhou independentemente a maior parte dos seus anos no Brasil, fundou o periódico O apologista christão. Foi redator e escritor, escrevendo muitos artigos apologéticos. Traduziu também muitos sermões de João Wesley. Escreveu artigos para O Bíblia e O christão, como também enviou seus hinos e suas traduções para serem publicados em outras publicações evangélicas.

A sua ousadia provocou hostilidades e perseguições. Sua primeira escola foi completamente queimada. Em 1892, passou três meses e meio na prisão. A febre amarela levou dois dos seus colegas de trabalho, seu irmão João, e uma professora. Por pouco, não o levou também.

Nelson será lembrado como pioneiro nas áreas de implantação de igrejas, educação, trabalho social e hinologia.  Ele foi um dos grandes contribuidores para a hinódia evangélica brasileira, como autor e tradutor.2 Há nove hinos da sua lavra no Hinário para o culto cristão, entre os mais amados e cantados no país. O mais conhecido é Saudai o nome de Jesus.

A melodia ITALIAN HYMN (Hino Italiano) foi usada pela primeira vez na Inglaterra, em 1769. Chama-se “hino italiano” pelo fato de seu compositor ser desta nacionalidade.

Felice de Giardini nasceu em Turim, Itália, em 1716. Corista, violinista, concertista, professor, regente e empresário, Giardini atuou na Itália e na Inglaterra. A Condessa de Huntington, grande incentivadora de hinistas evangélicas na Inglaterra, comissionou-o a escrever melodias para hinos. Somente a melodia ITALIAN HYMN ainda está em uso. Giardini viajou a Moscou, Rússia, onde faleceu em 1796.

 

 

  1. Alguns autores não concordam com estas datas para Nelson, insistindo em 1851-1937. PAULA, Isidoro Lessa de. Early hymnody in brazilian baptist churches: Its source and development. Fort Worth: School of Church Music, Southwestern Baptist Theological Seminary, 1985. p. 65.
  2. PAULA, Ibid., p. 68.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *