Gabriel Santana

Biografia
Gabriel Francisco da Silva Santana, nasceu em 04 de janeiro de 1996 na cidade de Brejo Santo – CE. Desde recém-nascido mora em Guarulhos na Grande São Paulo. Seu pai se chama Francisco e sua mãe Santana (mais conhecida como Sandra). Criado num lar evangélico, desde bebê frequenta a Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério do Belém em Guarulhos.
Quando criança sua mãe já frequentava o coro de sua igreja e Gabriel a acompanhava. Mesmo sem saber ler já cantava. Quando entrou na escola, a partir da primeira série começou a ler e a cantar efetivamente, portanto, considera esta a data de início como corista. Ainda muito garoto cantava no naipe do “baixo”. Em dezembro de 2004 participou de sua primeira cantata – “Rei de Amor”, de Rodger Strader.
No começo de sua adolescência saiu do baixo, pois não alcançava o timbre vocal grave, passando a cantar como tenor, vindo depois a cantar no baixo novamente, onde permanece até hoje.
Em 2005, com tenros nove anos de idade, foi obrigado por sua mãe, contra sua vontade, a fazer o curso de teoria musical de sua igreja. Gabriel desde criança sonhava em ser um pregador, apesar de vez ou outra ficar imitando um maestro em frente ao espelho.
Cursou teoria e foi aprovado, vindo depois a praticar o método de solfejo chamado Bona pelo período de 08 meses, em 2006.
Em 2007 passou a estudar trompete com o maestro da banda de música de sua igreja. Em 2009 ingressou na banda (atualmente orquestra) e por lá toca até hoje.
Enquanto estudava trompete, sofria com muitas inflamações na garganta, então, pensou em desistir, mas orando com sua mãe, Deus lhe falou fortemente através da Palavra em Joel 2:1, que diz:
“Tocai a buzina em Sião e clamai em alta voz no monte da minha santidade; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, ele está perto…”
Desde então, as inflamações foram raríssimas. Não mais tendo dificuldade em tocar por este motivo.
Atualmente, Gabriel é um dos maestros do Coro e da Orquestra de sua igreja, além disso, desempenha as funções de diácono e professor da Escola Dominical. Desde 2022, é aluno do curso de bacharel em teologia da FAESP (Faculdade Evangélica de São Paulo).
Formado em Direito pela Universidade Guarulhos (2020), Gabriel é também apaixonado por História, sendo a hinologia um de seus hobbies. Desde 2023 é pesquisador assíduo dos hinos da Harpa Cristã. Curioso implacável, pela misericórdia de Deus já encontrou sozinho ou com a ajuda de amigos, informações sobre a origem de 617 hinos (de 640 no total).
Veja mais sobre suas pesquisas em: https://www.hinologia.org/a-harpa-crista-e-suas-melodias-gabriel-santana/
Junto com seu amigo, pastor João Antônio de Souza Filho, pretende publicar uma série de volumes sobre as histórias dos hinos da Harpa Cristã (um dos hinários mais populares do país).
A partir do final do ano de 2024, passou também a pesquisar a respeito da origem dos hinos da coletânea Coros Sacros, de forma paralela à sua primeira linha de pesquisa.
Em 24 de maio de 2024, Gabriel ingressou (através de seu amigo Robson Santos) como um dos colaboradores do site Hinologia Cristã, ajudando com pesquisas, artigos e demais atividades solicitadas.
No vasto campo do estudo dos hinos, o mais importante é a adoração sincera e genuína a Deus. Que o Pai Eterno Criador encarnado através de Seu Filho Jesus Cristo, o qual é presente na Terra pelo Espírito Santo nosso Amado Consolador, seja engrandecido para todo o sempre agora e no mundo vindouro.
“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade”. João 4:23-24.
“…falando entre vós com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração…” Efésios 5:19.
Fonte: o colaborador.