Eduardo Chaves

Eduardo Chaves

Eduardo Oscar Epprecht e Machado de Campos Chaves nasceu em 07/09/1943 na (até hoje) pequena Cidade de Lucélia, no Noroeste do Estado de São Paulo.

É filho de um pastor presbiteriano, Oscar Chaves, tendo nascido durante seu primeiro ano de ministério, como pastor ordenado. Seus primeiros anos foram vividos literalmente dentro da igreja (as Igrejas era um salão na frente da casa pastoral), em rápida sequência, em Lucélia, Irati, Marialva e Maringá (estas três cidades no Paraná), e depois em Santo André, na Grande São Paulo.

Dado o inegável talento musical de seu pai, que tocava sete instrumentos, regia os corais de suas igrejas, e compunha hinos e corinhos populares, participou ativamente do coral da Igreja Presbiteriana de Santo André, e foi, intermitentemente, organista substituto da igreja, antes de dirigir-se ao Instituto José Manuel da Conceição (JMC), de Jandira, no km. 32 da Estrada de Ferro Sorocabana, escola em que seu pai também havia estudado (de 1932 a 1938), para preparar-se para o Seminário, lá ficando de 1961 a 1963. Nesse período, cantou no coral do Instituto, sob a regência de John Wilson Faustini, bem como no coral da então Quinta Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (hoje Primeira Igreja Presbiteriana de Osasco), sob a regência de Jonas Christensen, que era seu colega de turma no JMC. Um pequeno introito seu, em coautoria com Jonas, saiu publicado em um dos “Céus Proclamam”, editado pelo Professor Faustini. No seu último ano no JMC, Eduardo criou um octeto misto, para cantar em eventos (como casamentos) e viajar por igrejas da região. Nesse ano o octeto chegou a se apresentar em Porto Alegre e Brasília.

Em 1964 Eduardo foi para o Seminário Presbiteriano de Campinas (SPS), onde cantou no Coral Masculino do Seminário, sob a regência do Rev. Eliseu Narciso, e, também, foi um dos organistas dos cultos diários do Seminário. Foi, porém, desligado do Seminário, em Agosto de 1966, junto com 2/3 dos alunos matriculados, em decorrência da grave crise que acometeu a Igreja Presbiteriana do Brasil naquele ano e que repercutiu em seus seminários. (O chamado Seminário do Centenário, em Vitória, foi fechado, nessa época.)

Fora do Seminário Presbiteriano de Campinas, Eduardo passou um ano na Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), em São Leopoldo, RS. Quando estudava lá recebeu convite e bolsa para ir estudar nos Estados Unidos, onde, de 1967 a 1970, concluiu o Bacharelado e o Mestrado em Teologia no Pittsburgh Theological Seminary, em Pittsburgh, PA, instituição da então chamada United Presbyterian Church in the USA. Em 1972, concluiu seu Doutorado em Filosofia, na University of Pittsburgh, na mesma cidade. Trabalhou em duas universidades americanas antes de retornar ao Brasil: a California State University in the East Bay, com sede em Hayward, CA, e os Claremont Colleges (sendo lotado no Pomona College), com sede em Claremont, CA. Retornou ao Brasil em 1974 para atuar como Professor Titular de Filosofia da Educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde ficou durante 33 anos, até se aposentar, no final de 2006.

Depois de aposentado, Eduardo atuou como Professor de Educação no Centro Universitário Salesiano (UNISAL) de São Paulo, em Americana, SP, de 2009 a 2016, e como Professor de Teologia (História da Igreja e do Pensamento Cristão) na Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI), na capital de São Paulo, de 2014 a 2017.

Desde o ano 2000, ou seja, há 22 anos, Eduardo tem exercido intensa atividade literária em diversos blogs seus, nos quais já publicou mais de 1.500 artigos, nesse período, nas áreas de Filosofia (em especial História da Filosofia, Epistemologia, Filosofia Política), Teologia (em especial História da Igreja e do Pensamento Cristão), Educação (em especial Filosofia e Teoria da Educação), Tecnologia, Mudança e Inovação, Literatura e Cinema. Destacam-se entre esses blogs Chaves Space, Theological Space, Church History Space, Philosophical Space, Liberal Space, Edutec Space, MindWare Education, Deschooling Education, Lumiar Space e Instituto JMC. A principal forma de ganhar acesso aos seus mais de trinta blogs é através do seu portal http://chaves.space.

Eduardo é casado, tem quatro filhas, duas netas e dois netos (um falecido). Mora atualmente, com sua mulher, seus livros, fitas e discos, em um sítio na Estância Turística de Salto, SP, perto das margens do Rio Tietê. Possui lá um museu com mais de 40 microcomputadores e equipamentos periféricos (como unidades de disco, impressoras, scanners, modems etc.). Ao todo o museu tem mais de 250 itens.

Eduardo criou em 2017 o blog Reformation Space (https://reformation.space/), para homenagear os 500 anos da Reforma Luterana.

Fonte: O Colaborador

Vídeo produzido a pedido do Dr. Flávio Christensen Nobre

Você pode gostar...