Denise Cerqueira (1960-1999)
Denise Cerqueira
(1960-1999)
Denise Cerqueira nasceu em 24 de Novembro de 1960, no Rio de Janeiro. Filha de Ilza Cerqueira e de pai desconhecido, foi a primeira filha de ‘retirantes’, em 1960. Morou em uma casa muito humilde em São João do
Meriti, RJ, onde deu seus primeiros passos na música. Desde pequena queria ser cantora e tinha uma voz potente. Tornou-se cristã protestante aos 16 anos, após vivenciar um milagre na vida do seu irmão. A partir de então, entregou- se profundamente ao Evangelho e depois dedicou-se à música cristã. Em 1978, formou-se professora e, com o seu trabalho, ajudava em casa. Assim como a maioria dos brasileiros, sua família passou por dificuldades, fato que não a fez desanimar, nem tampouco desistir dos seus sonhos de ser uma missionária e cantora.
No início dos anos 80, ela cantava pelas igrejas da localidade, quando conheceu Davi, um surfista de Copacabana, que passava por ali. Após 9 meses de namoro se casaram (1981). Em 1982, nasceu Davi, o primeiro filho do casal. Eles trabalharam juntos e abriram um pequeno comércio local. Nas horas vagas, Denise continuava a cantar nas igrejas. Participava de festivais e de grupos vocais. Após alguns meses, o bebê foi diagnosticado com ‘coqueluche’, o que, segundo os médicos, não teria cura. Denise levou-o a uma igreja em um Culto de Oração, onde uma senhora, ao orar, teve uma visão com a criança e a cura aconteceu. Após passados os sintomas, o casal resolveu se dedicar totalmente ao trabalho missionário. Em 1986 Denise deu à luz dois filhos gêmeos. A gravidez foi difícil e neste processo os médicos diagnosticaram que um dos gêmeos tinha uma doença cardíaca. Daniel e Thiago nasceram, mas aos 4 meses Thiago faleceu. Entretanto, mesmo com tantas dificuldades, Denise manteve a sua fé inabalável e permaneceu sonhando em ser uma grande evangelista.
Aquilo não foi o suficiente para acabar com os seus sonhos. O casal, então, empreendeu esforços com suas próprias economias financeiras; gravou e lançou seu primeiro álbum ‘Novo Ser’, em 1991, Este álbum foi divulgado pelo casal, indo às igrejas, o que custou caro ao casal. Com as rádios cobrando preços bem altos, com muito custo conseguiram convencer centenas de amigos a pedirem a canção de trabalho na ‘Rádio Melodia’, no Rio de Janeiro; o que aconteceu. Ali foi o ‘start’ para a carreira nacional da cantora.
Outras músicas que obtiveram destaque na sua carreira: ‘Eterno Amor’ e ‘Jerusalém e Eu’. Em 1993 gravou o seu terceiro LP ‘Em Tua Presença’, onde se destacaram as canções ‘Vaso Perfeito’, ‘Te Amo’, ‘Fui Caminhar’ e as versões de ‘Exalta-Te’ e ‘Diante do Altar’.
Em 1998 o seu marido Davi foi morto, em um assalto em Bonsucesso, Rio de Janeiro. Foi uma perda muito triste e estarrecedora, pois o casal se encontrava na Av. Brasil, quando ambos foram baleados por alguns homens armados, em meio a um tiroteio com a Polícia, durante um assalto a um carro forte. Ela levou 3 tiros de raspão e sobreviveu; já o seu marido faleceu, após ser levado ao hospital. Após a morte do seu marido ela foi amparada pela sua família e amigos, que muito a auxiliaram na continuação da sua carreira.
Seus trabalhos musicais foram marcados por duas parcerias: Pedro Braconnot, integrante do ‘Rebanhão’, que guiou o seu perfil musical, e também pelo compositor Josué Teodoro, tendo ele grande participação nas suas obras gravadas. Denise conheceu o compositor Josué Teodoro em 1995 , rapaz desconhecido do município de Belford Roxo, RJ . Ele teve um sonho onde milhares de pessoas subiam um monte para ver Denise cantando. A canção que ela cantava ninguém jamais tinha escrito; logo pela manhã, ao acordar, já a colocou na folha de um caderno. Ele a procurou e a amizade e a parceria entre os dois aconteceu, o que os levou ao primeiro título de ‘Canção Gospel do Ano’. Em 1996, com a canção ‘Eterno Amor’, gravado pela ‘Gravadora Nancel’. Denise e Josué iniciaram uma caminhada de sucesso, amizade e algumas desavenças. Entre idas e vindas nessa parceria, Denise lançou outros dois álbuns, sendo que o segundo sem nenhuma canção do Josué, tendo já terminado esta parceria..
Em 1996, ainda com a música ‘Eterno Amor’ (de Josué Teodoro), recebeu o ‘Troféu Talento’. Em 1996 lançou seu primeiro CD ‘Minha Adoração’. Neste mesmo ano participou de duas gravações especiais no CD ‘Dedé Santana e Amigos’, do ex-trapalhão Dedé Santana. Nesta mesma época produziu uma compilação de todos os seus sucessos: ‘Melhores Momentos’.
Em 1998, Denise foi convidada a gravar pela gravadora ‘Line Records’ (da ‘Rede Record’ e da ‘Igreja Universal’), gravadora esta que detinha a maior força de mídia neste segmento. A retomada da parceria com Josué Teodoro, rendeu à Denise um álbum com uma produção à sua altura: ‘Meu Clamor’, que obteve canções dos maiores compositores gospel da época, tais como: Sérgio Lopes, Lenilton (da ‘Banda Novo Som’), Eddy Wilson, Josué Teodoro, Beno César e da própria Denise. Lançado em ‘Compact Disc’, o álbum já saiu da fábrica como ‘Disco de Ouro’, com uma prensagem de mais de 100 mil cópias. Dentre estas canções
se destacou ‘Jerusalém e Eu’, de Josué Teodoro.
Denise foi uma cantora brasileira de música cristã contemporânea. Sua voz era ‘mezzoprano’. Gravou na ‘Gravadora Redoma’ (1993-1994), ‘Nancel Produções’ (1995-19960, ‘Grape Vine’ (1996-1997), ‘Line Records’ (1997-1998). Viajou pelo Brasil, em turnês, e foi também para a África, cumprindo assim o seu sonho de ser missionária. A sua carreira se deu entre os anos de 1986 e 1999.
Em 1999, preparava-se para gravar um novo álbum, ‘Uma Nova Unção’, e estava indo para uma apresentação na cidade de Parnaíba, Piauí, onde se apresentaria em um ginásio para mais de 10.000 pessoas. Após a viagem de avião, acabou sofrendo um acidente de carro no caminho, onde acabou falecendo, em 15 de Novembro de 1999. Pouco antes desta viagem gravou uma música de Lenilton Silva, ‘Por Amor’, que ele compôs a pedido dela.
Denise partiu muito cedo, aos 39 anos, deixando 2 filhos e um legado de canções que marcaram a música cristã nacional nos anos 90.
Em 2003 a gravadora ‘Line Records’ produziu a coletânea ‘Seleção de Ouro’, da qual ela faz parte, sendo novamente produzida por Pedro Braconnot.
‘Novo Ser’ -1991,
‘Renova-me’ -1992
‘Em Tua Presença’ -1993
‘Eterno Amor’ -1995
‘Minha Adoração’ -1996
‘Meu Clamor’ -1998
Compilações:
‘Melhores Momentos’ -1996
‘Seleção de Ouro’ -2003
‘Eternamente Denise’ -2008
Premiações do ‘Troféu Talento’:
Música do Ano: ‘Eterno Amor’ -1996
Cantora do Ano: -1999
Música do Ano: ‘Jerusalém e Eu’ -1999
Vídeo-clipe do Ano: ‘Jerusalém e Eu’ -1999
Participação em outros projetos:
‘Dedé Santana e Amigos’ -1996
Colaboração: David Cerqueira
Compilação de Texto: Carmen Lício
© 2023 de David Cerqueira– Usado com permissão