Dan Burgess

Biografia

Dan Lawerence Burgess (1946-2021)

“Eu Não Posso Fugir do Teu Espírito”, nº 208 do HCC.

Dan Burgess

Este belíssimo hino do Hinário para o Culto Cristão foi originalmente escrito e composto por Daniel Lawrence Burgess, seu título em inglês é “You are There” (“Você está lá”).[i] A tradução é de Hiram Rollo Júnior, 1988, correspondente ao nº 208 do HCC, que aparece sob o título “Eu não posso fugir do Teu Espírito”.

O hino é baseado no trecho do Salmo 139:1-10, escrito pelo rei Davi, este salmo retrata a soberania de Deus. Sua onisciência, onipotência e onipresença são exaltadas em forma de louvor e adoração. O Espírito do Senhor nos sonda e nos conhece, é impossível fugir do Consolador, pois Ele está presente em todos os lugares.

Segundo Edith Mulholland, o hino foi composto para ser cantado pela congregação em uníssono, bem como preenche uma lacuna importante no repertório sobre o Espírito Santo, a autora também destaca que desde que o professor Hiram Júnior traduziu este hino em 1988, o louvor se tornou um dos favoritos entre os batistas no Brasil, por fim, acrescenta que a Subcomissão de Música do Hinário para o culto cristão escolheu o nomeBURGESSpara a melodia, como uma homenagem para o compositor (MULHOLLAND, 2001, pp. 166).[ii]

Daniel Lawrence Burgess (Buffalo, 26 de dezembro de 1946 – Mooresville, 11 de março de 2021)[iii], mais conhecido como Dan Burgess, foi um escritor, arranjador, orquestrador, editor e consultor musical. Burgess estudou na Universidade Bob Jones, na Faculdade Houghton e no Instituto Bíblico de Buffalo. Seus hinos e composições foram publicados por diversas gravadoras e empresas de música cristã norte-americanas, tais como: Light Records, Lexicon Music, Maranatha, Gaither Music etc.[iv]

Entre os anos de 1968 a 1973, Dan viajou com os grupos musicais Continental Singers, New Hope e Renaissance, desempenhando a função de diretor de turnê nos Estados Unidos e em mais de 15 países. Já entre 1973 a 1982 trabalhou como escritor, editor, clínico e consultor musical para a Lexicon Music. Nos 4 anos seguintes (1982 a 1986) exerceu a mesma função para a Good Life Publications.

A partir de 1986, ele trabalhou para diversas outras empresas americanas no ramo da música gospel, com destaque para: PraiseGathering Music, The Brooklyn Tabernacle, Discovery House Music etc. Dan Burgess tinha inúmeros projetos personalizados, não obstante atuou como mestre de cerimônias, clínico e palestrante em várias conferências. Dentre suas composições de destaque, podemos mencionar: “Press On”, “Thank You, Lord”, “I’m a Miracle, Lord”, “You Are There” e “Victorious Lord”.[v]

Em mais de 50 anos de carreira, Dan Burgess escreveu 16 coleções para corais e musicais. Mais de 150 canções suas foram publicadas. A canção Press On, gravada pelo trio vocal Selah, foi indicada no ano de 2002 ao “Prêmio Dove” (Gospel Music Association Dove Awards) na categoria de “Canção do Ano”.[vi]

Compilação: Gabriel Santana,

© 2024 de Gabriel Francisco Santana / Hinologia Cristã
Usado com permissão

Referências:

[i] Disponível em: https://prayersandpaintbrushes.com/2021/05/02/psalm-139-you-are-there/ Acesso 10 de jun. de 2024.

[ii] MULLHOLLAND, Edith Brock. Hinário Para o Culto Cristão: Notas Históricas, pp. 166. Rio de Janeiro: JUERP, 2001.

[iii] Disponível em: https://www.jamesfuneralhomelkn.com/obituaries/Dan-Burgess/#!/Obituary Acesso 10 de jun. de 2024.

[iv] Disponível em: https://hymnary.org/person/Burgess_Dan Acesso 10 de jun. de 2024.

[v] Disponível em: https://www.reverbnation.com/danburgess?popup_bio=true Acesso 10 de jun. de 2024.

[vi] Disponível em: https://cmnexus.org/awards/Dove_Awards/2002 Acesso em 10 de jun. de 2024.

Depoimento de Dave Burgess sobre o Legado de seu Irmão, Dan Burgess

Em um depoimento ao canal “Hinologia Cristã” dirigido por Robson Santos, Dave Burgess comenta:

“Olá, meu nome é Dave Burgess e estou gravando hoje esse vídeo para a Hinologia Cristã ou Canal de Hinologia Cristã. E hoje vou falar sobre meu irmão, Dan Burgess.

Há algum tempo, Robson Santos me contatou e me convidou para compartilhar sobre um verdadeiro herói meu que impactou muito minha vida e acho que impactou muito a música cristã também – meu irmão mais velho, o compositor Dan Burgess.

Embora Dan tenha ido para o Senhor há dois anos, foi uma grande bênção ouvir de Robson que a música ‘Um Milagre, Senhor’ de Dan era amada no Brasil, cantor e compositor, arranjador, maestro orquestrador, mestre de cerimônias.

Meu irmão Dan passou mais de 50 anos na música cristã, e esse foi de fato o chamado do Senhor para Dan, e ele foi fiel a esse chamado. Dan desempenhou, e acho que continua a desempenhar um papel muito importante na música gospel na promoção da música cristã.

Em seus 50 anos de ministério, Dan trabalhou para a organização Continental Singers. Ele trabalhou com Ralph Carmichael na Lexcon Music ou Light Records, e depois trabalhou com John W. Peterson na Good Life Publications. Na Lexcon Music, Light Records e com a Good Life Publications, Dan gravou mais de dez álbuns de coral de estúdio, e a música coral era realmente o nicho de Dan, eu penso. Na Good Life, Dan fez mais seis álbuns corais, além de coleções corais e muitos outros desde Hosanna Music até Integrity Music, Praise Gathering Publications, Discovery Music House, Maranatha Music e Word Music. E mais tarde ele passou a trabalhar com a Christian Copyright Licensing International, ou você pode conhecê-la como CCLI. Dan tem 150 músicas publicadas, duas das quais escolhi para falar brevemente hoje, e músicas que você talvez reconheça.

Em primeiro lugar, a música ‘Obrigado, Senhor’, ‘Obrigado, Senhor, pelas provações que surgem em meu caminho’. ‘Thank You Lord’ foi a primeira música que Dan publicou, e foi publicada em 1972. E se você quiser ouvir da boca de Dan sobre o que inspirou essa música, se você assistir no YouTube, ele fez uma sessão de vídeo com Cynthia Claussen e Dan falou sobre ‘Thank You, Lord’ naquele vídeo. Você pode conferir no YouTube, mas direi de onde a música se originou nas Escrituras, quando as Escrituras eram tudo para Dan.

No capítulo um de Tiago, Tiago fala muito sobre agradecer ao Senhor pelas nossas provações. Mas eu sei que essa música se originou de Romanos, capítulo cinco, versículos três a cinco, e particularmente quando Dan estava lendo um dia a tradução Living e acho que a tenho de memória, deixe-me tentar. ‘E também podemos nos alegrar quando nos deparamos com problemas e provações, pois sabemos que eles são bons para nós, nos ajudam a aprender a ser pacientes, e a paciência desenvolve em nós força de caráter e nos ajuda a confiar cada vez mais em Deus. E quando isso acontece, somos capazes de manter nossas cabeças erguidas, não importa o que aconteça, e sabemos que tudo está bem, pois sabemos o quanto Deus nos ama. Sentimos seu amor caloroso em todos os lugares dentro de nós porque Deus nos deu o Espírito Santo para encher nossos corações com seu amor.’ ‘Obrigado, Senhor.’

A segunda música que vou abordar é a música de Dan, ‘Press On’. O grupo Sela, que você deve conhecer, gravou essa música, e ela ficou em primeiro lugar nas paradas musicais cristãs dos Estados Unidos por várias semanas e foi indicada como Canção do Ano em 2001 para o prêmio Dove daquele ano. E igrejas em todo o mundo têm usado a canção ‘Press On’. Em muitos casos que ouvi falar, as igrejas usaram a música e continuam a usá-la no final do culto, no final dos cultos dominicais, como um incentivo para prosseguir no Senhor, não importa o que a vida traga aos nossos caminho.

Agora, os versículos de onde veio essa música são versículos da minha vida, na verdade, e são Filipenses, capítulo três, versículos 13 e 14, versículos da minha vida. E Paulo diz o seguinte: ‘Esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, para ganhar o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Prossigo.’ Que mensagem encorajadora é a do apóstolo Paulo, que Dan musicou de qualquer maneira. ‘Prossigo em direção ao alvo para ganhar o prêmio elevado da vocação de Deus em Cristo Jesus, meu Senhor.’

Duas coisas sobre Dan que eu gostaria de mencionar para encerrar e que foram, eu acho, muito refletidas nas músicas que ele escreveu. Dan amava a palavra de Deus. Ele sabia que ao compor músicas diretamente da palavra de Deus, não poderia errar. E realmente no final da vida dele, quando ele realmente teve dificuldade em fazer muito, entender muito, eu ainda o via sempre com a Bíblia na mão porque a palavra de Deus significava muito para Dan.

E a segunda coisa sobre Dan é que acho que suas músicas refletiam, e eu admirei muito isso em Dan, e acho que diria que tentei praticar isso em minha própria vida. Eu também encorajo você, mas Dan tinha um relacionamento muito íntimo com o Senhor Jesus Cristo, que veio de passar tempo na presença do Senhor, lendo a palavra de Deus e orando diariamente. E eu sei que ele escreveu em seu diário sua experiência de caminhar com o Senhor durante seus 74 anos.

Eu realmente aprecio a oportunidade e agradeço a oportunidade de falar um pouco sobre Dan e apenas algumas de suas 150 músicas publicadas. Mas Dan era meu irmão mais velho, um servo dotado e ungido do Senhor Jesus Cristo, e agradeço novamente pelo privilégio de falar um pouco sobre ele aqui neste vídeo. Deus abençoe todos vocês.”

Álbum de Fotos cedido por Dave Burgess ao site Hinologia Cristã

(1946-2021)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *