Adalton Rodrigues de Souza (1938-2006)

Biografia

Adalton Rodrigues de Souza
(1938-2006)

Adalton Rodrigues de Souza

Adalton Rodrigues de Souza nasceu em 02/08/1938 em Campos dos Goytacazes, RJ. Era filho de Maria Laura Rodrigues Rangel e de Salvador Rodrigues Jerônimo. Amava a Natureza, caçar e pescar, pois seu pai trabalhava em uma fazenda, como carpinteiro em uma Usina. Ganhou do seu pai um cavaquinho, aos 5 anos, e depois um violão, tornando-se amante da música. Gostava também de jogar futebol.

Batismo de Adalton Rodrigues de Souza

Converteu-se ainda na sua juventude, dedicando-se por inteiro à obra de Deus. Foi batizado pelo Pr Euquicio Moreira na localidade de Batelão de barra, no Rio Batelão, no município de São Francisco do Itabapoana, perto de onde ele encontrou sua amada esposa Valdecira, que morava na localidade de São Paulinho por volta de 1960 a 1965. O curioso desta história do seu batismo foi o fato de que na igreja onde ele congregava havia a prática do batismo por aspersão e no seu coração ele desejava ser batizado como Jesus foi batizado, por imersão, mergulhado na água por isso procurou o Pr Euquicio Moreira, da Igreja Batista em Batelão para ser batizado como Jesus, num rio e por imersão. Lá no Rio Itabapoana perto de Batelão, já quase desaguando no mar em Barra do Itabapoana ali ele foi então batizado.

Adalton casou-se com Valdecira em 31 de maio de 1969. Moraram em Campos dos Goytacazes- RJ. Tiveram 3 filhos: Marcos, Heber e Josué.

Iniciou como presbítero e  em 1982 foi consagrado pastor da Igreja Presbiteriana Pentecostal (hoje II Igreja Batista em Jardim Carioca), em Campos dos Goytacazes, RJ. Tornou-se um pastor de ovelhas, com seu jeito simples, humilde, com um coração generoso, amando demais as pessoas.

Sua bondade e mansidão, frutos do Espírito Santo de Deus, impressionava a todos. Era muito bondoso e fiel a Deus.

Além do seu legado pastoral, Adalton nos deixou a composição do hino “A Noiva é a Igreja”, cuja letra segue abaixo:

A noiva é a igreja, o noivo é Jesus.
A noiva é a igreja, o noivo é Jesus.

A noiva vai subir
Revestida de poder,
De pureza e santidade,
De amor e esplendor.

Este hino foi escrito provavelmente em 1969, e hoje está presente na Coletânea de Hinos da Igreja Cristã Maranata (ICM).

Podemos ver a importância do seu legado ao sabermos de quantos pastores na cidade de Campos foram seus alunos no Seminário Teológico na Igreja Congregacional na Av. Zuza Mota. Entre eles podemos citar o atual Presidente da AEC – Associação Evangélica de Campos, Ap. Renan Siqueira – Comunidade Presbiteriana do Sta Rosa,  Pr Gilber Medeiros, pastor da IB Getsemani (2º vice presidente da AEC), Ap. Eliseu – Comunidade Evangélica de Campos, Pr Geraldo – Igreja Jesus Vive no Jockey, Ap. Carvalho – Igreja Manancial, Ap. Renê Bastos – Igreja Tribo de Gade, Pr Roquelane – Projeto Vida, Ap. Walter Jr –  Min. Internacional Semeando Vida são alguns entre tantos outros.

Adalton faleceu em 20 de Outubro de 2006, deixando um legado de amor a Deus, de muita dedicação, humildade e amor aos mais necessitados. O culto de gratidão a Deus pela sua vida que se encerrou na noite do dia 20 de outubro de 2006 foi na tarde do dia 21 de outubro. Marcado pela emoção e lágrimas muitos pastores se fizeram presentes e deram palavras de gratidão pelo legado deixado pela vida do Pr Adalton.

Texto: Pr. Marcos Rodrigues de Souza
Resumo
: Carmen Lício

Nota: O filho primogênito do Pr Adalton, Marcos Rodrigues de Souza foi ordenado como pastor batista no dia 27 de maio. De 2000 tendo atuado como pastor auxiliar na 3ª Igreja Batista de Campos por 4 anos. Atualmente é pastor da Igreja Batista Chave de Davi na localidade Santa Maria de Campos dos Goytacazes há 18 anos. Herdou o dom da música do pai e gravou 2 CDs, inclusive o Louvor “A Noiva e a Igreja” de autoria do seu pai no primeiro CD entitulado Obediência. É o atual vice-presidente da AEC – Associação Evangélica de Campos há 8 anos e vem exercendo um ministério profícuo de crescimento constante da sua igreja sendo um canal de benção na vida de muitas pessoas, levando as marcas do seu saudoso pai amoroso e carinhoso com todos a sua volta.

© 2022 de Marcos Rodrigues de Souza – Usado com permissão

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Eloisa Helena Malavasi Ribeiro disse:

    O corinho é lindo! Cantamos até hoje e quando a pregação é sobre a noiva do Senhor Jesus, ele é o primeiro quem vem na mente dos instrumentistas antigos como eu. Na semana pda mesmo cantamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *