A música imorredoura de Faustini – Rolando de Nassau

A música imorredoura de Faustini
(
Especial para “Hinologia Cristã”)

Faleceu em 26 de fevereiro de 2023 o maestro João Wilson Faustini (1931-2023), mas sua música continuará em nossas mentes e em nossos corações.

Passados 104 dias, na Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (PIPI-SP) ainda é lutuoso o ambiente, e pranteado o insigne músico.

Após o solene culto gratulatório, um circunspecto concerto musical confirmou o sentimento de saudade que tem acalentado não somente a comunidade presbiteriana de São Paulo, mas também a protestante e a evangélica (histórica) brasileira.

Muito contribuiu para a circunspecção a participação do órgão, ainda não afetada pelas práticas “litúrgicas” atuais. O “Austin” foi competentemente tocado por Márcio Arruda, creio que inspirado pela técnica organística de Faustini.

Partes importantes foram os breves comentários de Cremilson dos Santos, Elizabete Alves, Samuel Lourenço dos Santos e rev. Elizeu Rodrigues Cremm; Parcival Módolo assinalou a mudança no estilo do canto coral nas igrejas protestantes e evangélicas (históricas), realizada por Faustini, decorrente da herança cultural por ele recebida no Westminster Choir College da universidade de Princeton (New Jersey, USA).

João Wilson Faustini regendo (4.º Seminário Música e Adoração – SOEMUS)

Faustini fez 51 contribuições para o hinário “Cantai Todos os Povos” – CTP).

Nas épocas de decadência litúrgica, como a que estamos vivendo, os hinos tradicionais estão sendo substituídos pelos cânticos contemporâneos. A congregação da PIPI-SP, especialmente sob a severa orientação de Faustini, tem sido um baluarte da Hinodia; ela tem à sua disposição a monumental obra faustiniana, para gáudio da Hinologia.

Em 2011, Faustini publicou um opúsculo (“Cantos da Fé Cristã”) contendo hinos que cristalizavam as doutrinas cristãs básicas, escritos nos idiomas grego, latino, italiano ou inglês, traduzidos ou musicados por ele.

Neste concerto, alguns grupos, revezando-se, cantaram as peças corais “Salmo 100”, “Hosana”, “Pai Nosso”, “Grandioso És Tu”, “Senhor põe a Tua mão”, “Esperança”, “Ide por todo o mundo” e “Bênção Araônica” .            Não estou exagerando: este concerto revitalizará a imorredoura obra musical de Faustini.

Brasília, DF, em 13 de junho de 2023.

Rolando de Nassau.

© 2023 de Rolando de Nassau – Usado com permissão
Doc.HC-148

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *