A homenagem da Igreja a Faustini – Rolando de Nassau

A homenagem da Igreja a Faustini
(Especial para “Hinologia Cristã”)

João Wilson Faustini – Homenagem Catedral Evangélica de São Paulo

À noite do sábado, 10 de junho, a Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (PIPI-SP), num culto gratulatório, prestou homenagem ao rev.pr. maestro João Wilson Faustini (1931-2023).

Graças à louvável e oportuna iniciativa do nosso amigo Robson José, idealizador e moderador do sítio “Hinologia Cristã”; por intermédio do “You Tube”, pudemos assistir a execução do belo e inspirativo programa na Catedral Evangélica de São Paulo, acessível no sítio //www.catedralonline.com.br//.

O rev. Reginaldo von Zuben, pastor titular da PIPI-SP, fez a introdução da comemoração, prometendo que seria reconfortadora, realmente foi.

O organista Márcio Arruda, no prelúdio, executou o hino “Senhor, que é o nosso templo?”.

Cremilson dos Santos, ministro de música, dono de voz nuançada e agente de uma orientação segura do canto congregacional, revelou as belezas dos hinos e cânticos (CTP-202, 222, 247, 322 e 413), nos quais Faustini teve participação como autor, tradutor, compositor ou arranjador.

O rev . Elizeu Rodrigues Cremm, pastor jubilado, leu o Salmo 100, como base de suas reminiscências, que deram conta de sua proximidade com Faustini: de 1955 a 1959, aluno do JMC e do Seminário; na idade adulta, pastor do músico e membro da Comissão Revisora do hinário “Cantai Todos os Povos”, para demonstrar que desde cedo considerou Faustini um verdadeiro “homem de Deus”.

Em 1959, visitei o JMC e vendi exemplares do meu primeiro livro, “Introdução à Música Sacra”.

Apesar de ser contemporâneo, fiquei impressionado pelo fato auspicioso de Faustini ser tão jovem e ter tamanho entusiasmo pelo canto coral e vocal, além de ser exímio executante de música instrumental.

Logo tornei-me seu admirador; por isso, escrevi para “O Jornal Batista” artigos sobre sua febril atividade à frente dos coros da PIPI-SP e do Instituto Presbiteriano “José Manuel da Conceição (08 out 59 e 06 mar 61); seu opúsculo “Música e Teologia hoje” (04 e 11 jan 81); como debatedor na questão da época: formação cultural, técnica e teológica dos músicos evangélicos (12 fev 89); como hinógrafo (06 out 2013); para  o sítio “Hinologia Cristã”, artigo sobre “Cantos da Fé Cristã” (23 jan 2016) e, com muito pesar, o necrológio (26 fev 2023).

O rev. Elizeu elogiou a doação feita por Faustini de seu acervo musical, que foi cordialmente acolhida num espaço localizado na Rua Genebra, próximo do Largo da Sé.

Terminado o culto, seguiu-se um concerto musical, mais uma homenagem ao inesquecível maestro Faustini.

Brasília, DF, em 11 de junho de 2023.

Rolando de Nassau

© 2023 de Rolando de Nassau – Usado com permissão
Doc. HC 147

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Elizeu Rodrigues Cremm disse:

    Caríssimo Professor Rolando de Nassau, muito obrigado pelo seu artigo sobre o querido Faustini e pelas referências ao culto celebrativo pela vida dele e pela obra extraordinária do nosso querido mestre. A Deus toda a honra e glória. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *