A contribuição feminina à hinodia evangélica – (III) – Roberto Torres Hollanda
A contribuição feminina à hinodia evangélica – III
(Especial para “Hinologia Cristã”)
A geração nascida na década de 60 exigiu das Igrejas, mesmo as mais tradicionais, a aceitação nos cultos de novos hinos e novas canções de muitas fontes entretanto a hinografia de mulheres foi quase completamente ignorada durante mais de 20 anos.
Na década de 90 surgiram várias edições de hinários, denominacionais e particulares.
Continuarei a comentar a contribuição, realizada entre 1834 e 1986, das hinógrafas; neste artigo totalizaremos a produção de 51 personagens importantes na hinodia evangélica.
Doris Akers (1922-1995), mesmo não tendo feito qualquer treinamento musical formal, ela possuía a habilidade de reger coros. Escreveu em 1965 o hino “There’s a sweet, sweet Spirit” (The Baptist Hymnal, No. 243), durante um culto de oração.
Shirley Erena Murray (1931-2020), presbiteriana da Nova Zelândia, professora, ativista da Anistia Internacional, tem escrito hinos sobre direitos humanos, problemas femininos, justiça e paz. Escreveu, em 1988, “Of women, and of women’s hope we sing”.
Carol Owens (1931- ) foi missionária da Igreja do Caminho, em Los Angeles, California, USA. Escreveu em 1972 o hino “God forgave my sin in Jesus’name” (TBH, no. 273).
Gerda Reinke Sodré (1932- ) estudou no Instituto de Treinamento Cristão, no Rio de Janeiro e foi missionária da Junta de Missões Nacionais da CBB (1957-2001). Em 1962 escreveu o hino “Livro santo” (HCC, no. 215).
Beverly Terrell (1932- ) em 1965 publicou seu hino “Dá-me Tua visão” (HCC, no.546). Estudou música na universidade metodista do Sul dos EUA e lecionou na universidade batista de Dallas, Texas. Cantora, tem sido solista com orquestras sinfônicas do Texas.
Myrtes Mathias (1933-1996) foi uma das mais importantes e conhecidas poetisas batistas; licenciada em teologia pelo Seminário Teológico “Betel”, no Rio de Janeiro, foi missionária em Tocantinia, Goiás. Colaborou em várias revistas denominacionais batistas. Ocupou a cadeira no. 1 da Academia Evangélica de Letras do Brasil; foi a primeira mulher a ingressar nessa academia. Myrtes, em 1980, com Gladis Seitz, escreveu o hino “Nossa gente quer viver em segurança” (HCC, no. 533).
Eroísa Queiroz Salviano (1935- ) traduziu o hino “Eu andei a sós com Cristo” (HCC, no. 404), originalmente escrito por Oswald Jeffray Smith, e muitos outros, além de cantatas de Peterson.
Alya Gonçalves da Silva (1936- ) traduziu, em 1968, o hino “Let there be peace on Earth” (Haja paz na terra, HCC, no. 333), de Sy Miller e Jill Jackson.
Foi missionária da Junta de Missões Mundiais da CBB no Canadá.
Edile Corrêa de Oliveira Cavalcante (1939- ) traduziu em 1980 o hino de Frederick Whitfield (1829-1904), “Oh, How I love Jesus”, de 1855. Edile bacharelou-se no “William Carey College”, no Mississipi, EUA, no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, no Rio de Janeiro, e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (direito e música).
Gloria Gaither (1942- ), cantora e letrista, esposa do compositor e empresário musical Bill Gaither em 1971 escreveu, em plena Guerra Fria, o hino “Because He lives” (TBH, no. 407), “Porque vivo está” (HCC-137).
Simei Ferreira de Barros Monteiro (1943- ) compôs o hino em Buenos Aires, em 1973, durante um seminário de teologia, sendo publicado em 1975 pela Imprensa Metodista, sob o título “Canto o novo canto da Terra”, no hinário “A nova canção” (HCC-549).
Judy Ward (1945- ) foi musicista profissional; em 1978 participou de um concurso, obtendo o 1º. lugar e tendo o seu hino publicado pela Broadman; foi traduzido em 1982 por Joan Larie Sutton, sob o título “Ele é meu e teu Senhor” (HCC, no. 202).
Gladis Seitz (1948- ), inspirada pelo poema “Peso de nossa terra”, de Myrtes Mathias, escreveu em 1980 a letra do hino “Nossa gente quer viver em segurança” (HCC, no. 533).
Jilza Feitosa de Araújo (1950- ) escreveu em 1983 o hino “Ó Deus, venho Te agradecer” (HCC-243).
Jilza bacharelou-se em literatura portuguesa pela Faculdade de Filosofia “Gama Filho”, no Rio de Janeiro, e estudou regência musical com o maestro Alceu Bocchino na Escola de Música da UFRJ.
Denise Cordeiro de Souza Frederico (1953- ) em 1990 traduziu o hino de Eliza Edmunds Hewitt, “When we all get to heaven” (TBH, no. 514), sob o título “Lá no céu moraremos” (HCC, no. 583). Na década de 50, conheci seu pai, Jeiel Corrêa Ferreira de Souza, meu amigo e companheiro na Assembleia da Mocidade Batista Carioca (AMBC). Ela bacharelou-se em piano na Escola de Música da UFRJ, e em letras na UERJ; é mestre em música pela UFRGS e doutora em teologia pelo Instituto Ecumênico da Escola Superior de Teologia da IECLB, em São Leopoldo, RS.
Mônica Ferreira Coropos (1970- ), adolescente, em 1986 escreveu a letra do hino “Usa, Senhor” (HCC no. 433). Estudou piano e música na Escola de Música da UFRJ e cursou o mestrado em educação musical no Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro.
Mônica foi a “caçula” entre as hinógrafas evangélicas do século 20.
Esta é a nossa homenagem às 51 mulheres que contribuíram para a hinodia evangélica.
Referências bibliográficas:
- Lutheran Service Book: Companion to the Hymns, Vol. 2, Saint Louis, Missouri, USA, Concordia, 2019
- Smith, Jane Stuart – Carlson, Betty. Favorite Women Hymn Writers. Wheaton, Illinois, USA, Crossway, 1990.
- Wootton,Janet. This Is Our Song: Seattle, WA, USA, Wipf and Stock, 2013.
Brasília, DF, 12 de outubro de 2021. – RTH.
Roberto Torres Hollanda (Rolando de Nassau)
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Doc.HC-118
Estou escrevendo um artigo sobre Gerda Reinke Sodré, como posso encontrar contato para falar com ela? A metodologia é história oral